Para este ano, a meta é preencher 70% do portfólio com tecidos diferenciados, de modo a melhorar a rentabilidade da companhia.
Nos últimos cinco anos, a Cedro vem investindo em média R$ 30 milhões por ano em inovação industrial, somando desembolsos de R$ 150 milhões, em modernização que vão de aumento da capacidade instalada de produção a sistemas de tratamento de efluentes, passando pela ampliação intensa da fiação em anel. “Em termos de capacidade, a Cedro já concluiu o que tínhamos de expectativa dentro do nosso planejamento. O que está sendo concluído é exatamente a adequação de alguns pontos da produção para ter produtos de maior valor agregado, para envestir em produtos que darão maior rentabilidade”, explica Marco Antônio Branquinho Junior, o novo presidente da empresa, que tomou posse a partir de 1º de janeiro, substituindo Aguinaldo Diniz.
De acordo com o executivo, com esses investimentos, a Cedro tem alterado gradativamente o mix de produtos, aumentando a participação nas vendas dos tecidos top de linha. Até outubro, a meta da empresa é concluir a inversão de relação, operando com 70% do mix com produtos da linha Top Denim e 30% preenchidos com denim mais básico. “Essa é uma estratégia, na verdade, que está valendo para todas as nossas linhas e não apenas para o denim. No colorido, por exemplo, a ideia do Bio Fashion (a nova família anunciada para o verão) é criar o diferencial que sai do dia a dia. Cria apelo ecológico, mas, com resultado efetivo ao proporcionar economia de energia, água mão-de-obra, não só para a Cedro, como para as confecções”, ressaltou Branquinho. Acrescentou que na linha profissional, o objetivo é trabalhar principalmente com tecidos técnicos, de funcionalidades bastante específicas.
No caso da moda, não é apenas o tipo de fio que altera a estrutura do tecido. Foram realizados investimentos também na parte de tingimentos (mais intensos e consistentes) e acabamento (resinados, coated, estampados). Segundo Branquinho, a coleção do verão 2015 reflete esse reposicionamento da Cedro, assim como o desempenho da empresa. O balanço dos primeiros nove meses de 2013 revela que a receita líquida atingiu R$ 441,8 milhões, 12% a mais que em 2012. O lucro líquido do período foi de R$ 13,2 milhões no período, dos quais o terceiro trimestre sustentou R$ 7,01 milhões. O consolidado do ano ainda nãoe stá fechado, mas, a expectativa é manter o crescimento na casa dos dois dígitos, inclusive, para 2014.