A intenção da empresa com a reformulação é diferenciar o estilo e a imagem das marcas que detém, Cherne e Cortigiani
A confecção de moda masculina Cherne prepara a repaginação dos produtos para a coleção do inverno 2010, diferenciando a imagem das marcas próprias com detalhes de tags e etiquetas, além de incrementar a linha em denim com novos modelos. No mercado desde 1974, a empresa conta com as marcas Cherne, criada desde a fundação e direcionada para o público masculino de estilo tradicional, oferecendo camisas sociais; e Cortigiani, lançada em 2004 com perfil jovem e peças de estilo casual, incluindo modelos em denim.
Localizada em Colatina, no Espírito Santo, a empresa iniciou as atividades no segmento masculino há 35 anos ao identificar a demanda na região. Hoje, as duas marcas do grupo são direcionadas às classes B e C numa faixa etária acima dos 25 anos. A Cherne também presta serviços de private label (PL), atividade que responde por 20% das 30 mil peças produzidas pela empresa a cada mês.
“O mercado masculino é mais tradicional que o feminino e exige novidades. Entretanto, nem sempre esse tipo de consumidor está disposto a aderir a tendências, e essa é uma das maiores dificuldades em trabalhar com moda masculina”, explica Adriano Merlo, gerente comercial do Grupo Cherne. De acordo com ele, o mercado das marcas masculinas é mais estável em comparação com o feminino. Também destaca que quando o homem se identifica com a marca, é comum ele passar a usá-la com frequência. “Mas, a concorrência continua no mercado e isso pode dificultar a fidelização do consumidor”, diz Merlo.
Para conquistar o cliente, a Cherne prioriza duas ações, aplicadas às duas marcas. Uma é o desenvolvimento das coleções por meio de informações de mercado e tendências de moda colhidas em viagens internacionais feitas pela equipe comercial e de criação do grupo. A partir disso, os modelos são pilotados e provados e, atendendo aos requisitos da empresa de qualidade, caimento e preço justo, são incluídas na coleção, descreve o gerente.
A outra ação é treinar as equipes interna e externa das marcas, que recebem informações sobre os produtos e as diferenças de estilo entre a Cherne e a Cortigiani para auxiliarem o cliente na hora da compra. Atualmente, a empresa mantém duas lojas próprias em Colatina. Porém, o principal canal de vendas são as multimarcas, em torno de 1,5 mil pontos em todo o Brasil.
fotos: divulgação