Entre as 22 empresas brasileiras que participam do evento, estão Cedro e Vicunha que buscam ampliar o volume de exportações.
Consolidada como o principal salão de negócios no continente, a Colombiatex funciona como vitrine para exportações, ainda mais no momento econômico que o Brasil vive atualmente de desvalorização do real frente ao dólar. “É uma ótima oportunidade para apresentarmos os produtos e realizarmos negócios”, avalia Eduardo Henrique Silva, coordenador de comunicação da Cedro. Além de participar do espaço dedicado ao Brasil, montado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a Vicunha investe na participação com estande próprio de cem metros quadrados.
A Cedro tem presença concentrada na América Latina, mantendo representantes comerciais em dez países: Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Bolívia, República Dominicana e Honduras. Diferentemente do que acontece no Brasil, esses representantes comercializam os produtos das duas áreas de negócios em que a Cedro foi dividida: Jeanswear e Workwear.
A atuação da Vicunha é mais ampla. A empresa tem fábricas de denim na Argentina e no Equador, além de manter escritórios de venda ou estoque local em países como Holanda, Bangladesh, Colômbia, Sri Lanka, Suíça, Bolívia e Chile.
A 28ª edição da Colombiatex termina amanhã, 28 de janeiro, em Medellín, na Colômbia. As duas empresas brasileiras mostram os lançamentos para o verão 2017 que, no Brasil, foram anunciados em novembro. Ao todo, 22 fabricantes brasileiros participam do evento.