Empresa amplia galpão, projeta retomada para 2026 e estreia com malhas à base de modal em nova coleção.

A partir da coleção voltada ao inverno de 2026, a Coltex Têxtil dá um novo impulso à sua participação no mercado brasileiro de moda fitness, praia e íntima. O lançamento da coleção Vita III marca a estreia da Coltex no universo das malhas à base de modal e o impulso na retomada da expansão. Com 36 anos de atuação no setor têxtil brasileiro, a empresa mantém previsão otimista de crescimento em 2026, a despeito do cenário de certa retração do mercado em 2025.
“Agora observamos o mercado e a economia para entender o melhor momento de expandir”, explica Ana Paula Oliveira Kalfels, que assumiu como diretora-presidente da Coltex há cerca de três anos. Passada a pandemia de covid-19, a malharia de Joinville (SC) mantém a produção mensal em torno de 100 toneladas, com capacidade para crescimento gradual, diz a diretora ao GBLjeans.
Ela conta que no ano passado a Coltex investiu na ampliação de sua estrutura industrial, que acrescentou 540 metros quadrados ao parque fabril. Dessa forma, viabilizou a reorganização logística e a verticalização de suprimentos. Com isso, a empresa passou a ter espaço disponível para receber novas máquinas e para aumento da produção, caso o mercado volte a crescer em 2026, como é esperado, destaca Ana Paula, que esteve esta semana na capital paulista para o lançamento da coleção.
O plano de expansão também prevê o aumento de participação das vendas em mercados fortes em beachwear, como do nordeste. Há menos de um mês contratou uma supervisora regional dedicada, que fica baseada em Caruaru (PE).
REORGANIZAÇÃO DE PORTFÓLIO
Entre 2022 e 2023, a Coltex promoveu a reorganização do portfólio de produtos, conta a diretora. Criou três categorias. Uma reúne as bases chamadas de “perfumaria”, com tecidos que abrem portas por sua originalidade, explica. Outra envolve as bases Matrix, que agregam tecnologias exclusivas da marca. A terceira concentra bases comerciais, comuns ao mercado. No lançamento para o inverno 2026, a estreia da Coltex em malhas modal é com a Balm, em construção dupla que mistura 40% de modal, 40% de elastano e 40% de poliamida.
O que não muda é o foco no atendimento a confecções e marcas de médio porte. Esse segmento representa a maior parte de seu mercado, sustentando praticamente 80% da produção. Outros 20% correspondem às vendas a empresa de PL. Conforme a diretora, também não muda o posicionamento comercial de construir parcerias duradouras com marcas que buscam produtos de valor agregado e tecnológicos, oferecendo consultoria em design e modelagem.