De Louis Vuitton ao Mineirão, as novas parcerias entre grifes e clubes ampliam receitas com consumo emocional.
Por muito tempo limitada aos uniformes de jogo e à venda de camisas oficiais, a relação entre moda e futebol evoluiu com parcerias que exploram receitas com o consumo emocional de torcedores. Por trás do apelo visual e da narrativa afetiva, está uma engrenagem que movimenta negócios lucrativos por meio de acordos de licenciamento, pagamento de royalties e estratégias de posicionamento. Vestir um time vale muito.
Grifes nacionais e internacionais têm investido no poder de comunicação dos clubes de futebol com consumidores masculinos. Nessa direção, lançam coleções exclusivas, para além dos gramados e estádios, de forma a expandir o alcance mercadológico. Antes um nicho de roupas e acessórios funcionais, a convergência da moda com o futebol infla receitas com produtos licenciados, como camisetas, jaquetas, polos, bonés e acessórios, geralmente vendidos com preços acima da média do mercado esportivo tradicional.
Os clubes faturam com cada peça vendida ao receber royalties que podem variar de 8% do 15% do preço final, dependendo da marca, da exclusividade e do volume previsto. Acordos podem envolver receita direta, quando os clubes também vendem as peças em lojas próprias, aumentando assim a margem de lucro.
Em 2024, as receitas de marketing dos 20 maiores times de futebol do Brasil cresceram 36% para atingir R$1,9 bilhão, conforme dados publicados pela Sports Values, consultoria especializada no segmento esportivo. Licenciamento de marca está contemplado na receita com marketing, que engloba outras verbas como patrocínios e representa em torno de 18% da receita total de 2024.
Para marcas de moda masculina, especialistas apontam vantagens como vendas com alta margem porque itens de collab são vendidos em faixas de preços superiores à média das categorias, como camisetas entre R$ 200 e R$ 500, e com tiragens limitadas. Fidelização indireta pode ser um benefício intangível na medida em que torcedores podem começar a comprar outros produtos da marca, completam.
PALMEIRAS VESTE INDIVIDUAL

Marca de moda masculina do grupo Veste S.A., dono também de John John e Le Lis, a Individual atualizou a parceria oficial com o Palmeiras através da marca licenciada Palestra 1914. A empresa desenvolveu o uniforme de viagem usado pelos jogadores e pela comissão técnica para o campeonato Mundial de Clubes 2025 da Fifa, que terminará em 13 de julho, nos Estados Unidos.
O uniforme de viagem contempla costume confeccionado em tecido tecnológico de extrema maleabilidade, acompanhado de camiseta de malha de fibra de modal, informa comunicado de imprensa da Individual.
Além do uniforme oficial, a Palestra 1914 lança uma coleção cápsula para torcedores, com modelos de polos e camisetas para homens e mulheres. Lançada em 2023, a coleção de produtos da Palestra 1914 apresenta bons resultados de venda nas lojas Palmeiras Store, onde ocupa espaços exclusivos, acrescenta o comunicado.
RESERVA VESTE MINAS
Anunciada em janeiro, a collab da Reserva com Cruzeiro e Atlético Mineiro, dois dos maiores clubes de Minas Gerais, amplia a atuação da marca de moda masculina do grupo Azzas 2154 no futebol. Com lançamento das coleções adiado para julho (antes previsto para junho), as linhas incluirão camisetas, moletons, polos, bonés e acessórios com estampas icônicas e elementos visuais que resgatam momentos históricos dos clubes, explica o comunicado de imprensa da Reserva.
O informe destaca que no caso do Cruzeiro, os títulos obtidos pelo time na Libertadores e no Brasileirão ganharão destaque junto com o símbolo da constelação Cruzeiro do Sul. Para o Atlético Mineiro, a coleção celebra a vitória da Libertadores em 2013 e o título do Brasileirão de 2021, com elementos gráficos que evocam a Arena MRV. “Agora, o Galo e o pica-pau da Reserva jogam no mesmo time”, declarou no comunicado de janeiro João Gomide, superintendente de negócios do Atlético Mineiro.
DIKLATEX ABORDA OS PRÓPRIOS TECIDOS
Fornecedora de tecidos para marcas como Adidas, Puma e Reebok, a Diklatex Têxtil afirma que seus produtos entraram em campo, usados pelos times brasileiros Palmeiras, Flamengo e Botafogo, além de River Plate e Boca Juniors, da Argentina, no Mundial de Clubes da Fifa de 2025. Conforme o fabricante, para os uniformes, os patrocinadores escolheram tecidos com tecnologias de controle térmico, ajuste ergonômico e secagem ultrarrápida.
LOUIS VUITTON E REAL MADRID

Símbolo do luxo global, a Louis Vuitton anunciou parceria com o Real Madrid, pela qual vestirá os atletas das equipes de futebol, masculina e feminina, além do time de basquete do clube espanhol, para suas apresentações oficiais, com peças de alfaiataria, calçados e acessórios. É a primeira vez que a grife veste formalmente um time esportivo inteiro.
O guarda-roupa formal é complementado por uma coleção Travel Wear, com materiais que combinam desempenho e durabilidade, diz o comunicado de imprensa. Para a linha de acessórios de viagem, a grife francesa adaptou seu icônico monograma para branco e dourado, duas das quatro cores do Real Madrid (quem tem ainda azul e vermelho).
fotos: divulgação