Serviço criado pelo estilista Maurício Lobo aposta em personalização e análise de consumo para impulsionar marcas.

Estilista veterano e gestor criativo, com 30 anos de experiência no mercado de moda nacional, Maurício Lobo cria um serviço de consultoria de branding à distância. “O fator IVM, a Inevitável Velocidade das Mudanças”. Foi assim que o consultor explicou ao GBLjeans a motivação para estruturar o novo serviço. Ele entende que a migração para o modelo remoto representa uma evolução na medida em que consegue entregar uma solução ao mercado “mais dinâmica e escalável”.
A consultoria de branding online dele nasceu de forma orgânica. Em 2023, após gravar uma série de vídeos para o Senac Moda Informação, a repercussão chamou a atenção da agência Graz Design, que estruturou os primeiros pilotos do modelo remoto. Mesmo sem divulgação massiva, os primeiros clientes surgiram via rede de contatos e interesse direto pelo Instagram dele.
E tem crescido, mas abaixo da expectativa que projetou no início. “A cadeia de moda no Brasil ainda tem um gap de inovação. De forma que isso gera um atraso na maneira de reagirmos às mudanças e tendências”, avalia.
CONSULTORIA À DISTÂNCIA
Na prática, o serviço funciona de maneira personalizada como o de uma consultoria convencional. Após preencher um formulário inicial seguido de uma videochamada gratuita, o cliente escolhe entre dois formatos de atendimento. Podem ser reuniões semanais 100% virtuais ou um modelo híbrido que inclui encontros presenciais uma vez por mês.
O trabalho começa com diagnóstico, segue para a definição de um plano de ação estratégico e conta com acompanhamento constante via WhatsApp e e-mail. “Cada empresa é única, e não trabalho com materiais padronizados. Trago toda minha bagagem de chão de fábrica e o suporte de uma rede de especialistas”, explica Maurício Lobo.
O público-alvo da consultoria é heterogêneo. Varia desde marcas em fase inicial, sem acesso ao modelo presencial de consultoria, até empresas consolidadas que buscam reposicionamento ou expandir sua marca. No entanto, a procura maior tem sido entre empresas de porte médio do setor, como PLs interessados em iniciar a própria marca ou que enfrentam faturamento estagnado, comenta o consultor.
Entre as vantagens da consultoria de branding à distância ele aponta a ausência de barreiras geográficas e o custo reduzido em relação ao modelo presencial. Objetividade também aparece como vantagem na medida em que, sem distrações, o cliente recebe tarefas a realizar entre um encontro e outro.
Cita que há desafios comerciais em relação ao modelo, como a concorrência com profissionais menos preparados que oferecem serviços semelhantes via redes sociais e tráfego pago, gerando desconfiança no mercado. Outro desafio é a intensidade da entrega. “É como preparar uma palestra semanal personalizada para cada cliente”, diz.
NOVOS PLANOS
Para o futuro, o consultor projeta a expansão da consultoria virtual com o lançamento de novos infoprodutos, como e-books e cursos, além de colaborações com instituições acadêmicas para aproximar teoria e prática no setor. “O branding do futuro passa por entender a sociedade em mutação. Nosso papel é acompanhar, interpretar e construir junto com as marcas essa nova realidade”, conclui.
Ainda nos primórdios da carreira como estilista, Maurício Lobo descobriu a importância do branding. “Quando fui entender por que uma coleção alinhada às tendências não funcionou, descobri o universo do branding”, relembra. Percebeu que o sucesso de uma coleção depende amplamente da compreensão do ecossistema que envolve uma marca: cultura, posicionamento, público, concorrência e identidade.
Conforme o consultor, as empresas atendidas costumam sair com estratégias claras, planos acionáveis e um novo olhar sobre a marca e seu mercado. “Branding não é uma ação isolada de marketing, é a essência da marca sendo construída todos os dias”, defende.