Intenção do fabricante de produtos químicos é manter estoque local para atender os mercados mineiros, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Como parte do plano de expansão de dobrar a capacidade industrial até 2017, a Coratex abriu um centro de distribuição em Pedro Leopoldo, cidade que compõe a região metropolitana de Belo Horizonte, de modo a atender os mercados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Funciona como um armazém de pronta entrega, que recebe as mercadorias embaladas e fracionadas da matriz da empresa, em Gaspar, município do interior de Santa Catarina, explica Fernando Siebert, diretor comercial da Coratex.
Aberto há cerca de três meses, o armazém ocupa 550 metros quadrados. “Optamos por uma estrutura bem enxuta e dinâmica”, ressalta o executivo. Para 2016, a empresa avalia as próximas etapas do investimento. A intenção é passar a atuar mais fortemente no nordeste do Brasil, com a instalação de um CD nos mesmos moldes do mineiro, em meados do próximo ano; e em países da América do Sul, área que já começou a trabalhar no ano passado, vendendo para o Peru e o Uruguai através de distribuidores locais.
“São mercados em momento diferente do nosso; estão crescendo, especialmente o Peru por causa do Tratado de Livre Comércio do Trans-Pacífico”, aponta Siebert. Segundo ele, como signatário do acordo, o Peru busca novos fornecedores e está fazendo investimentos olhando para o potencial de exportação nos próximos cinco anos por conta do TTP. De modo, que o fabricante brasileiro analisa a viabilidade de instalar também por lá um centro de distribuição.
O plano de investimento da Coratex contempla ainda a construção de uma nova fábrica, ainda em fase inicial.