Coronavírus: eventos do setor3

Novo Brás é suspenso; Agreste Tex fica para outubro; e o Festival do Jeans, para agosto.

Como esperado em casos de pandemia, os protocolos de atuação mudam muito rápido. Um dia depois de fazer um comunicado confirmando a realização da Agreste Tex em março, o Febratex Group reconsiderou o cenário e optou por suspender o evento marcado para 24 a 27 de março. A feira foi reprogramada para 27 a 30 de outubro, também em Caruaru, Pernambuco. A organização do Novo Brás teve a mesma iniciativa. Depois de uma reunião com patrocinadores e marcas que desfilariam as coleções de inverno, a decisão foi não realizar o evento na próxima semana. Uma nova data será informada posteriormente, contou uma fonte que participou da reunião.

Pelo mesmo motivo, o Festival de Jeans, de Toritama (PE), foi remarcado para os dias 6, 7 e 8 de agosto. O evento estava previsto para 29 de abril a 2 de maio.

Em nota oficial, o Febratex Group lamentou a decisão de cancelar a edição de março, mas considera que seja a mais correta. “Esperamos que com o empenho e sacrifício de todos os brasileiros possamos superar essa crise o mais breve possível”, afirmou a nota da empresa, comunicando a decisão a expositores, fornecedores e visitantes.

Várias empresas do setor tomaram a decisão de preservar a saúde dos colaboradores e optaram por não participar como expositoras de grandes eventos, pelo menos por ora. A decisão obrigou os organizadores a repensar os calendários.

No plano internacional, a Kingpings que já cancelara a edição de Hong Kong, em maio, avisou que não vai promover a edição de Amsterdã prevista para abril. Por enquanto, a empresa mantém as datas de Nova York (2 e 3 de junho); o City Tour pela China (2 a 4 de setembro); e Amsterdã no segundo semestre (28 e 29 de outubro).

Ainda no Brasil, em maio, está prevista a inauguração da Denim City São Paulo durante a qual haveria o lançamento das coleções do inverno 2021 de cinco tecelagens que integram o projeto: Canatiba; Jolitex; Capricórnio; Santista; e Vicunha. Por enquanto o calendário não foi alterado. Mas está prevista reunião entre as empresas na próxima semana da qual poderá sair uma definição diferente.