Coronavírus: eventos pelo Brasil 2

Vicunha e Santana cancelam participação no Novo Brás e outros eventos; Nicoletti propõe adiar evento.

O avanço do coronavírus no Brasil, que tem o nome oficial de CoVid-19, colocou pressão sobre os eventos. O mais próximo é o Novo Brás, marcado para os dias 17,18 e 19 de março, e o que tem suscitado mais especulação. Consultados, os organizadores do evento emitiram comunicado oficial na tarde de quinta-feira, 12 de março, para informar que nada mudaria. Mas, preocupadas com a saúde dos colaboradores, três companhias que patrocinam o Novo Brás cancelaram a participação. Foi chamada então uma reunião de emergência para esta sexta-feira, 13 de março, a fim de discutir a situação.

No início da tarde de sexta, a Vicunha informou que deixará de participar do Novo Brás e de outros eventos nacionais e de fora do país, de modo a evitar que colaboradores integrem aglomerações em ambientes fechados. “Permanecemos atentos às recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais para definirmos as próximas mediadas”, afirmou a empresa em comunicado ao mercado. A decisão incluiria a Agreste Tex no final de março (adiada para outubro) e a inauguração da Denim City São Paulo, em maio.

Pela manhã de sexta-feira, a Santana Textiles já informara que não mais participaria do Novo Brás onde montaria estande para exposição de produtos. Da mesma forma, não fará o desfile previsto para a quarta-feira, 18 de março. O fabricante de denim avaliou que evitar aglomerações é uma forma de preservar a saúde dos colaboradores, incluindo os representantes comerciais. “Também anunciamos a suspensão de eventos de nossa empresa num período de 30 dias”, acrescentou a Santana.

Na quinta-feira, 12 de março, a Canatiba soltou comunicado aos clientes de que não realizará mais os eventos regionais. Em função do estado de pandemia decretado pela OMS (Organização Mundia da Saúde), a empresa optou por evitar aglomerações em ambientes fechados. No Novo Brás, a Canatiba não terá presença física, como já havia decidido desde o início. Se continuar confirmado o evento, a participação vai girar em torno de manifestação de ordem visual.

A Nicoletti Têxtil também optou por suspender a participação no Novo Brás na próxima semana. A empresa defende o adiamento do evento para uma data menos delicada do ponto de vista da saúde pública.

Leia mais: Coronavírus: eventos pelo Brasil.