Dos alunos reunidos em acampamento de seis dias saíram soluções a serem incorporadas por empresas como Coratex, Hi Etiquetas e Tecnoblu.
Terminou no sábado, 28 de novembro, ao meio dia, o prazo para que 41 alunos, divididos em quatro equipes, apresentassem suas propostas para os desafios submetidos pelas 18 empresas que compuseram em 2015 o SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura). Na edição de dez anos do projeto, o evento final teve novo formato, com os alunos acampados durante seis dias no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC).
Coratex, Hi Etiquetas e Tecnoblu estão entre as empresas que participaram do SCMC Design Camp e que pretendem incorporar a solução escolhida nas próximas coleções, sem dar muitos detalhes para não tirar o impacto do lançamento, alegam os fabricantes.
Coratex
Participando pela primeira vez do projeto, o desafio da Coratex visou encontrar alternativas inovadoras para a comunicação com os clientes, começando pela cartela de cores, que pouco evoluiu na essência, até funcionalidades para o website da empresa, conta Fernando Siebert, diretor da Coratex, estimando que deva implantar a idéia no lançamento previsto para fevereiro de 2016.
Para a seleção, o critério que mais pesou foi a abordagem mais original de apresentar as cores da estação e suas respectivas receitas. A empresa escolheu a proposta desenvolvida pelo grupo Lacerta, que sugeriu montar a cartela de cores no formato de uma pizza fatiada, com diversas possibilidades de informação ao usuário.
Hi Etiquetas
O fabricante buscou encontrar maneira diferente de apresentar os produtos da linha de etiquetas tecidas, explica o diretor comercial da empresa, Luís Tierling. A equipe vencedora foi a Lynx, que propôs o uso de lâminas de couro impressas com laser para compor o book . “A proposta deles foi bastante criativa, inovadora e viável”, afirma o executivo, que prevê adotar o novo formato a partir da coleção destinada ao inverno 2017. A Hi Etiquetas participa do projeto pelo terceiro ano.
Tecnoblu
Como fabricante de etiquetas, a empresa lançou o desafio para o desenvolvimento de tags funcionais. Venceu a equipe que apresentou um tag amplificador de som. “Genial em concepção e super atual em design: simples e inteligente. Ficamos super satisfeitos com o resultado e já entramos com processo de patente sobre ele”, afirma em nota a Tecnoblu, que desde 2008 mantém lançamentos freqüentes de tags funcionais em seus books, como lixas de unha, porta pen drive, chaveiros, marcadores de página, identificador de mala, régua, espelhinho, toy art.
Segundo a empresa, a implementação da idéia depende das condições de produção e comerciais, com a expectativa de lançar no book do inverno 2017. Acrescenta, ainda, que está avaliando repassar parte do faturamento com a venda do tag para o SCMC, projeto do qual participa desde o início.
Alunos acampados
Durante seis dias, de 23 a 28 de novembro, alunos de instituições de ensino de Moda e Design do estado ficaram acampados em busca de soluções para os desafios, contando com instalações como máquinas de corte a laser, máquinas de costura, impressoras 3D e matérias primas. Ao todo, eles trabalharam com 20 desafios. As empresas que integraram o projeto em 2015 foram: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dudalina, Elaiá, Elegance, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Lepper, Loa Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Printbag e Tecnoblu.
GALERIA DE FOTOS (divulgação/ Daniel Zimmermann)
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