A empresa que produz até 85 mil peças por mês abriu a sétima loja própria em Fortaleza (CE), na semana passada, e irá abrir outra em Manaus, no primeiro trimestre de 2009
A Dona Florinda, confecção de moda feminina de Pacajus (CE), reforça a presença da marca no varejo. No dia 8 de dezembro, abriu mais uma loja própria, em Fortaleza (CE) e já tem programado inagurar outra própria em Manaus em março do próximo ano. Com as duas novas unidades, a rede da marca passa a contar com oito lojas próprias e mais cinco franquias. A empresa, que também tem a marca Famel, produz entre 80 mil e 85 mil peças por mês.
Das sete lojas próprias em operação, cinco estão em Fotaleza (CE), uma em Manaus (AM) e outra em Natal (RN), enquanto as franquias, sendo duas em Recife (PE), uma em João Pessoa (PA) e duas no Rio de Janeiro (RJ). A ação no canal de varejo vem acompanhada do esforço da Dona Florinda de também fortalecer as vendas de atacado nas regiões sudeste, centro-oeste e sul em 2009.
A marca conta, atualmente, com 1.250 clientes ativos espalhados pelo Brasil e investe de 3% a 5% do faturamento em marketing. Parte desses recursos será aplicada na elaboração de material gráfico de qualidade para ser apresentado pelos representantes e na veiculação de anúncios em revistas. “Tenho representantes em todas regiões, mas para avançar em algumas regiões e pegar uma fatia maior desse mercado, a divulgação será maior”, explica Fátima.
“A Dona Florinda é a minha segunda marca, ela existe há sete anos e a fábrica há 20 anos. A marca surgiu quando a estrutura fabril já estava totalmente instalada”, afirma Fátima Brilhante, fundadora e proprietária da Dona Florinda em sociedade com o marido, Miguel Brilhante.
Segundo Fátima, o jeans é o DNA das duas marcas. “A fábrica começou voltada para o jeans, toda estruturada para atender essa demanda. Mas de uns dois anos para cá, a malharia e outros tipos de tecido plano foram ganhando importância”, explica. Ela informa que o jeans representava 60% e atualmente representa 40% tanto na produção como nas vendas.
“Espero aumentar a participação do jeans para 60% em 2009, mas isso vai depender do comportamento do mercado”, conta a proprietária. A Dona Florinda é a marca mais importante do grupo, representando entre 60 e 70% nos negócios e na produção.
De acordo com a empresária, a cada coleção são comprados novos equipamentos para serem instalados na confecção. “Sempre faço esse tipo de investimento. Este ano comprei máquinas de casear e travete para tecidos leves, por exemplo”, conta.
fotos: divulgação