Moda autoral seria o ponto de partida para a troca de experiências entre artesãos dos dois países.
Na 17ª edição, o Dragão Fashion abriu espaço para o artesanato colombiano, como forma de expressão cultural e base para a moda autoral. Representantes dos governos dos dois países se reuniram em seminário para discutir políticas públicas que incentivem a aproximação de Brasil e Colômbia no mercado de moda. Pela primeira vez, uma marca daquele país, a Lenerd, integra o line up do evento. A intenção é ampliar essa presença, diz o idealizador e organizador do Dragão Fashion, Cláudio Silveira.
“Consegui juntar muita gente para entender a importância de uma identidade cultural. E a Colômbia tem essa identidade cultural. Eu me assustei, fiquei maravilhado com o que eu vi: com poucas tipologias eles fazem trabalhos incríveis. E nós temos milhares de tipologias em nosso Brasil, que não são bem preparadas ou nem bem apresentadas ao mercado. Eu quero qualificar melhor essas pessoas, quero que eles vejam esse trabalho dos artesãos da Colômbia, possam se identificar e possam melhorar seu trabalho”, afirma Silveira, em entrevista ao portal GBLjeans.
O Dragão Fashion começou ontem, 4 de maio, em Fortaleza (CE), e termina sábado, 7 de maio. Na abertura, Silveira disse que a realização do evento foi um desafio “diante de um cenário tão duvidoso”, referindo-se à atual situação econômica e política do Brasil e à perda do maior patrocinador, a Riachuelo. Segundo ele, o Dragão Fashion teve 600 apoiadores nesta edição, ampliou as fronteiras da moda autoral regional ao abrir espaço para os trabalhos latino-americanos e dobrou de tamanho, ocupando os dois andares do terminal marítimo de passageiros do porto de Fortaleza.
A grade de desfiles conta com 32 marcas, 15 delas do Ceará, uma da Colômbia, além de estilistas do Paraná, de São Paulo, da Bahia e de Minas Gerais. São duas salas de desfiles, de mil lugares cada uma, abertas ao público em geral. Nos dois primeiros dias, desfiles com as criações dos alunos selecionados no Concurso dos Novos abrem a passarela.
* a jornalista viajou a convite do Dragão Fashion