Pesquisa da YouGov mostra ainda que 57% dos brasileiros não seguem influenciadores de moda ou não se importam com eles.

Empresa de pesquisa de opinião pública, a YouGov anuncia os resultados do levantamento que realizou entre consumidores brasileiros. Do total consultado durante o período da SPFW, 51% afirmam que quem compra fast fashion não liga para o meio ambiente, associando o segmento à falta de sustentabilidade ou mesmo como ameaça ambiental. Mas a mesma pesquisa informa que apenas 26% dos consumidores consultados compram exclusivamente de marcas de moda sustentável.
Outros 33% às vezes compram de marcas de moda sustentável. Os demais 40% ficam no limbo, sem se posicionar se consideram sustentabilidade na decisão de compra. Ou seja, embora a sustentabilidade seja um tema em ascensão, isso ainda não se converte, na prática, em hábitos de consumo consistentes, conclui a empresa em comunicado à imprensa.
Realizado por meio da ferramenta de pesquisa online YouGov Profiles, o levantamento mostra que a relação entre moda e sustentabilidade ainda é marcada por contradições e ceticismo, acrescenta o informe.
POUCA INFLUÊNCIA
Entre os consumidores consultados, 39% afirmam que se mantêm atualizados com as tendências de moda. Outros 29% reconhecem que não acompanham tendências. E 33% são indiferentes às direções de moda.
Em relação a seguir ou não influenciadores de moda, como celebridades, a maioria, 57%, declara que não segue ninguém. E dessa fatia, 33% são neutros em reconhecer algum grau de influência na moda.
“Esse resultado é especialmente relevante para o setor de marketing e moda, uma vez que os nossos dados mostram uma influência significativa, mas não absoluta”, declara no comunicado David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov para a América Latina.
A YouGov é uma empresa britânica com atuação em diferentes países. No Brasil, reúne amostra de cerca de 70 mil pessoas que moram no país.