Empresa catarinense passou a lançar mais coleções ao longo do ano, sendo a mais recente a linha Férias para as marcas Fakini, Playground e Every Day.
Para aproveitar as vendas de final de ano e reabastecer as lojas com novidades além da coleção de verão, a Fakini Malhas, especializada em moda infantil e juvenil, está ampliando seu calendário de vendas com o lançamento da coleção Férias para as marcas Fakini, Playground e Every Day. A ideia, segundo o diretor comercial, Francis Fachini, é aproveitar o movimento do final de ano para apresentar uma linha de peças mais leves para as crianças, principalmente no nordeste que não trabalha com produtos de moletom como as demais regiões, devido ao calor dessa época do ano. A empresa aumentou a oferta de produtos depois de setembro, quando as lojas recebem os itens de primavera-verão; e outubro, quando as peças de alto-verão chegam aos pontos de venda.
De acordo com Fachini, no ano passado, a empresa trabalhou com três coleções e testou uma quarta, a Tropical, lançada junto com o inverno, também para regiões mais quentes e litorâneas. “A estratégia deu certo e decidimos ampliar o sortimento para que os representantes tenham mais opções”, afirma.
No primeiro semestre deste ano a empresa cresceu 15% comparado ao ano passado, resultado de um trabalho mais efetivo no nordeste. “Renovamos nossa equipe de vendas com sete representantes para os estados de Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas, além do Tocantins e Distrito Federal”, diz Fachini. No total, a empresa conta om 72 representantes que atendem multimarcas em todo o país.
Francis Fachini também atribui o bom desempenho das vendas ao acerto no ‘timing’ de chegada dos produtos às lojas. No ano passado, a empresa antecipou em dois meses a coleção primavera-verão e neste ano em três meses e meio, dando mais tempo aos representantes trabalharem as coleções. “Devido a conjuntura econômica optamos por uma linha mais compacta, com peças básicas e preços acessíveis que agradaram as lojas”, afirma o executivo.
Outra estratégia é ampliar as exportações. Mesmo antes do dólar favorável, a empresa exportava em torno de 3% da produção, principalmente para países da América do Sul. “Vamos intensificar esse movimento também para África, México, Equador e Oriente Médio, com o objetivo de crescer a participação para 5% do volume produzido em 2016”, destaca o diretor comercial.
Entre as marcas da Fakini, a Playground, que tem linha mais sofisticada em relação às demais, trabalha com jeans e sarja, e as outras, Fakini e Every Day, com malha. A empresa manteve a produção mensal de 1 milhão de peças na fábrica de Pomerode, e conta com filiais em Taió, Agrolândia, São Bento do Sul e Mirim Doce, todas em Santa Catarina.