Fakini inaugura lavanderia própria

Na fase inicial, o complexo anexo à fábrica que consumiu R$ 500 mil em investimentos vai processar apenas malha, as lavagens do jeans continuarão terceirizadas.

A Fakini Malhas continua expandindo atividades de produção. A empresa iniciou projeto piloto com a inauguração de uma lavanderia com capacidade instalada de 80 mil peças por mês, anexa à fábrica, junto à tinturaria, em Pomerode (SC), com investimentos de R$ 500 mil. A lavagem até então era terceirizada para três empresas da região e a iniciativa vai internalizar 60% do processamento.

A empresa adquiriu uma lavadora para 240 quilos, duas secadoras e uma centrífuga que estão sendo instaladas e devem começar a operar na segunda quinzena de agosto, apenas para malha, sendo que a lavagem do jeans continuará externa. “Esses equipamentos aproveitam da infraestrutura que já temos na fábrica como a caldeira, tratamento de efluentes e a tinturaria”, afirma o diretor industrial, Valmor Wilhelms. Nesse início de produção, a lavanderia fará os processos mais básicos como encolhimento da malha, amassamento e tingimento a seco e deve expandir-se conforme a demanda.

A Fakini adquiriu também um equipamento para acabamento da malha e secagem, da italiana Unitec, dobrando a capacidade de produção atual e melhorando a eficiência energética por usar vapor e gás, além de melhorar a qualidade do produto final. A estratégia com a internalização do processo, conforme explica o diretor industrial, é diminuir o tempo entre a fabricação do produto e seu processamento, até chegar as lojas. “Como já tínhamos a tinturaria, foi um passo natural investirmos no restante do processo e centralizar o controle de qualidade”, diz Wilhelms. A Fakini tem capacidade produtiva de 1 milhão de peças ao mês e conta com 850 colaboradores.