Planta em Santa Catarina vai concentrar a produção de tecidos planos com a produção de 5 mil a 6 mil peças por mês, incluindo denim.
A estagnação da economia não afetou os resultados da catarinense Fakini Malhas, de Pomerode. A meta da companhia é crescer, em 2015, entre 10% a 15% no faturamento e 5% na produção fabril que hoje alcança 1 milhão de peças por mês. “Para dar conta desse movimento vamos instalar uma nova fábrica fora de Pomerode, possivelmente no Vale do Itajaí, também em Santa Catarina, onde acreditamos contar com mais oferta de mão de obra”, destaca o diretor comercial, Francis Fachini. O executivo atribui o crescimento da marca ao foco na linha infanto-juvenil que não é atingida por crises. “As compras de reposição do guarda-roupa são constantes ao longo do ano o que não acontece com a moda adulta”, analisa o executivo.
A nova unidade produtiva será implantada ainda no primeiro semestre de 2015 e vai concentrar a produção de tecidos planos, ficando a fábrica de Pomerode com a malharia. A planta vai produzir as peças denim da linha adulta Pepsi Clothing (licenciada) e a marca premium infanto-juvenil Playground da própria Fakini. “Neste ano fizemos um teste importando peças em denim do Paraguai mas não acertamos a modelagem com o fornecedor e abandonamos o projeto. A ideia é ter produção própria de 6 mil a 10 mil peças por mês em uma primeira fase na nova fábrica”, afirma Fachini.
Para ganhar ainda maior independência de produção, a empresa segue abrindo unidades de costura. Com a abertura de mais uma em 2015 serão cinco ao todo. “Hoje 50% da costura fica com as facções. A ideia é ampliar a produção própria para 60% em 2015 e depender menos desse mercado”, diz Fachini. Outra novidade é o investimento na implantação de uma lavanderia, em Pomerode, aproveitando as unidades de água e vapor já instaladas na tinturaria.
Outros fatores que impactaram o resultado da empresa, segundo o executivo, foi a reformulação das marcas e linhas de produto. “Além da mudança na identidade visual também repensamos as linhas, optando por manter a marca Fakini apenas no infantil e fortalecer a Playground nos itens de maior valor agregado”, aponta. No ano passado a Fakini investiu nas licenças, trabalhando com onze personagens da Disney e Warner Bros.