Sob a inspiração de elementos da cultura popular, o circo foi o cenário escolhido para o desfile das coleções de 30 marcas
Para reforçar a nova fase que vive a cidade, os organizadores do Festival do Jeans de Toritama decidiram alterar em parte o caráter de encontro festivo. A abertura oficial do evento foi marcada por um desfile conceitual, inspirado no Movimento Armorial proposto pelo romancista e dramaturgo Ariano Suassuna na década de 1970. Como nessa manifestação artística, também Toritama pretende construir uma identidade local, valorizando os elementos da cultura popular pernambucana em produtos para o mercado nacional.
“A intenção é fazer desse festival uma plataforma de moda e negócios com o desafio de as empresas promoverem a identidade de suas marcas”, acentua Leopoldo Nóbrega, consultor de moda e mercado que integrou a equipe de planejamento do evento, realizado pela empresa Primeiro Plano. Para o desfile inaugural, essa equipe criou 30 looks misturando peças cedidas pelas confecções da cidade com outras criadas pelos estilistas envolvidos no trabalho.
Para destacar a referência aos 40 anos do Movimento Armorial, a apresentação dessa coleção batizada de Nômades foi acompanhada de um show do músico Antúlio Madeira, que usa instrumentos populares ou por ele construídos para concertos de música erudita. Em Toritama, ele usou entre outros instrumentos o garrafone (instrumento popular feito com garrafas penduradas em espécie de varal triplo), serrote tocado com um arco feito de crina de cavalo e o marimbau feito com duas latas de leite interligadas por fios de cobre.
O circo foi o cenário escolhido para o desfile das coleções de 30 marcas. Em dois desfiles diários, as coleções para o verão 2011 foram apresentadas ao longo de quatro dias. O festival começou no dia 14, em apresentação para convidados, e a partir do sábado esteve aberto para a população em geral até esta terça-feira, 18, com desfiles, palestras e shows à noite.
No sábado, desfilaram as marcas Execute, You dBaby, LGN, Arouse, Lerony, YKS, Bless-U, Zigurart e Ateliê. As coleções femininas privilegiaram as skinnies, com algumas jeggings, shorts e bermudas. Coletes e minissaias quebraram essa sequência, além de algumas poucas peças conceituais como macacões e vestidos.
Para os homens, as calças reforçaram o corte tradicional com variações de lavagens e detalhes do modelo five pockets. A LGN apresentou modelos infantis com conjuntos de colete e bermuda para meninos, e macações curtos para as meninas.
O denim cinza está marcante nas coleções para o verão 2010 dessas marcas, especialmente na linha masculina.
*a jornalista viajou a convite da organização
fotos: GBLjeans / divulgação