A reinauguração da loja no Brás será em agosto junto com o lançamento da coleção para o verão 2008
Depois de oito anos quase dedicada aos serviços de private label (PL), a Festtons resolveu retomar o trabalho em torno da sua própria marca. O projeto foi concebido de forma a evitar conflitos entre as duas atividades que vão seguir paralelas. Em agosto, a confecção reinaugura a loja no Brás, o maior pólo jeans do Brasil onde está instalada há 20 anos, junto com o lançamento da coleção para o verão 2008 e da nova logomarca.
A fachada e a vitrine serão reformadas como as partes mais visíveis da mudança que vem sendo arquitetada há quase dois anos pelos fundadores da empresa – Mari e Luiz Kokubo – e os dois filhos – Malu e Marcell, que, gradativamente, vêm assumindo a condução dos negócios. “Na verdade, a gente nunca parou totalmente com a Festtons. E a intenção é fazer um mix mais equilibrado entre as duas atividades. A gente quer ter uma coleção, quer lançar novidades, quer trabalhar realmente nossa marca”, explica Malu, a quem na divisão de tarefas coube cuidar da parte de produção e estilo.
Ela conta que a coleção está em desenvolvimento. A princípio, serão de nove a 12 modelos explorando a especialização da empresa na área de jeans. A linha de calças, saias e jaquetas será complementada com uma coleção em malharia, uma área completamente nova para a empresa. As roupas com a marca Festtons serão dirigidas a mulheres de 23 a 35 anos. “É uma mulher arrojada, que gosta de inovação, independente. Essa mulher não encontra uma gama assim tão grande de opções, pelo menos, não no Brás”, avalia Malu.
Oportunidades
A linha vai fugir do básico, garante. “Nossa consumidora é uma mulher refinada. Vamos em direção ao estilo premium, mas com um custo acessível a uma gama maior de consumidoras”, diz Malu. Uma calça da marca deverá custar no varejo entre R$ 120,00 e R$ 150,00.
“Explorar essa brecha de mercado tem a ver com a própria história da Festtons. Enquanto todo o Brás fazia básico, a gente fazia modinha. Foi uma decisão inovadora na época e a empresa cresceu assim”, observa Marcell. A decisão de atuar prestando serviços de PL seguiu trajetória semelhante. A atividade teve início há cerca de oito anos. Hoje, a carteira reúne dez clientes, entre os quais grifes como One Up, Tyrol, Bob Store, Spezzatto e MoB, que consomem a maior parte das 10 mil peças produzidas a cada mês.
Ao longo desse tempo, a Festtons continuou a ter uma produção residual vendida na loja do Brás. Os clientes são basicamente multimarcas e lojas de bairro. O perfil dessa carteira não deverá mudar. Mas a forma de abordar o mercado será diferente. Além da loja vendendo no atacado, o modelo comercial terá mais um elo. Será montada uma equipe de representantes que ajude a expandir o alcance da marca, conta Marcell. A expectativa é dobrar o volume produzido em três anos. É o prazo que a empresa acredita ser necessário para acertar coleções, conhecer os consumidores, ajustar a produção. “É quase um novo negócio, mas com muito know how em produção”, ressaltam os irmãos.
fotos: GBLjeans