Queda de vendas no primeiro trimestre fez a marca paranaense cortar 10% da mão de obra e descartar planos de ampliar produção.
A For Boys For Girls, marca de jeans no mercado brasileiro desde 1992, puxou o freio dos investimentos. O fabricante paranaense dispensou 10% da força de trabalho baseado na baixa de vendas do primeiro trimestre. “Não vamos diminuir a produção de 80 mil peças por mês, mas, como atuamos apenas com lojas próprias, sentimos uma queda no varejo muito forte neste período”, afirma o diretor da For Boys For Girls, Jefferson Nabhan.
A marca conta com 18 lojas de varejo, sendo 16 em cidades do Paraná e duas em São Paulo. No ano passado, a empresa abriu um novo ponto de venda no Paraná e planeja mais uma unidade em dezembro, em um novo shopping, de Foz do Iguaçu. “Só vamos manter essa ampliação do canal porque já estava contratado desde 2014”, diz Nabhan. No ano passado, apesar da Copa do Mundo, a empresa registrou leve aumento de vendas puxado pela abertura de uma nova loja, diz o executivo.
O jeans da marca tem preços populares e representa 70% das peças, que são voltadas ao público jovem de 15 a 30 anos. Segundo Nabhan, a empresa teve que puxar o freio dos investimentos devido ao aumento dos custos da energia elétrica, dos impostos e de gastos com mão de obra. O montante previsto para ampliar a produção foi descartado. “O consumidor está receoso de fazer compras, mais preocupado em manter seu emprego em meio à crise política e econômica do país”, opina. A esperança, de acordo com o executivo, é que o dia das Mães, em maio, e considerado uma das melhores datas para o varejo de roupas, possa compensar um pouco as perdas do início de ano.
A marca tem um portal de comércio eletrônico há um ano, com pouca participação nas vendas totais. “Estamos avaliando se vale a pena manter esse canal em 2015”, completa Nabhan.