Grupo Forum pretende aumentar a rede para 150 lojas, em 2008

A expansão de 50% reflete a estratégia de operar com cinco marcas diferentes e investir na malha de distribuição, entre unidades próprias e franquiadas

Ao final do primeiro ano de operação do modelo de segmentação de marcas, o grupo que reúne Forum, Forum Tufi Duek, Tufi Duek,Triton e Carina Duek, traça planos de expansão a partir de 2008, com especial atenção para a malha de distribuição dos produtos. A meta é aumentar em 50% o número de lojas, entre próprias e franquiadas. Depois das mudanças, como incorporação de franquias, pontos-de-venda fechados por descompasso com a nova estratégia e alteração de bandeira, a rede conta atualmente com cem lojas, das quais 40% próprias.

 

Segundo José Carlos Crespo, diretor de negócios que há quase 20 anos trabalha no grupo, os resultados da segmentação da Forum em três grifes distintas – Forum, Forum Tufi Duek e Tufi Duek – são positivos. “Ao segmentar, aumentamos o número de clientes, porque ficou mais fácil de atender a perfis de compra diferentes e, portanto, aumentando o potencial de vendas das lojas”, explica o executivo.

 

Quando a empresa anunciou o modelo segmentado ao mercado, no final do ano passado, estabeleceu metas de crescimento ambiciosas. Entre as quais, a intenção de multiplicar por três o volume de faturamento da época até 2010. Embora a empresa não revelasse valores, o mercado calculara a receita anual do grupo em US$250 milhões. Crespo também não fala em valores, mas confirma que a meta está mantida.

 

O jeans, que há dez anos respondia por 80% do faturamento do grupo, no mix atual representa 40%. Os outros 60% são obtidos com as vendas de artigos de luxo, como vestidos de seda, itens de malharia e acessórios (bolsas, cintos, sapatos, óculos e perfume). A queda de 15% nas vendas de jeans registrada em 2007 é debitada a fatores que afetaram o mercado da moda no Brasil de maneira geral, avalia o diretor. Parte do dinheiro destinado a compra de roupas foi aplicada em gadgets eletrônicos, como novos modelos de celulares e tocadores portáteis de MP3, aponta ele. Nada a ver, acredita, com a pressão exercida pelo desembarque do jeans de luxo importado sobre as marcas top brasileiras.

 

Para 2008, as projeções são de, pelo menos, recuperar a retração de 15% amargada este ano. Isso significa que, de acordo com o diretor, entre denim e brins, a expectativa é retomar o patamar de 2006 – cerca de 500 mil peças por ano.

As cinco marcas

 

Triton
:: Marca-mãe, criada em 1975
:: Voltada para o público feminino e masculino entre 15 e 20 anos
:: Jeanswear, com predominância da malharia
:: 11 lojas próprias
:: 30 franquias
:: 700 multimarcas

Forum
:: Criada em 1981
:: Sob o novo modelo, a intenção foi rejuvenecer a marca
:: Voltada para o público feminino e masculino entre 25 e 30 anos
:: Jeanswear e sportwear
:: 16 lojas próprias
:: 30 franquias
:: 800 multimarcas

Tufi Duek
:: Criada em 2000 para exportação, assinada pelo estilista e dono do grupo Tufi Duek
:: Vende roupas de luxo femininas

:: Sem loja própria

:: 30 pontos-de-venda fora do Brasil, em cidades como Nova York, Londres, Tóquio, Itália, Alemanha

:: 15 pontos-de-venda no Brasil, em mutimarcas do circuito do luxo, como Daslu, Mares Guia e NK Store
:: Entre os planos, o grupo prospecta a abertura de uma loja Tufi Duek, em 2008

Forum Tufi Duek
:: Criada em 2007
:: Prêt-a-porter feminino
:: 12 lojas próprias no Brasil
:: Não trabalha com multimarcas

Carina Duek
:: Uma loja própria na caital paulista
:: Vendida em multimarcas chiques

Loja Oscar Freire
:: Flagship inaugurada em 2000
:: Vende Forum, Forum Tufi Duek e Tufi Duek

 

fotos: repodução