Guadalajara inicia plano de revitalização da marca Onix

O lançamento do catálogo com a coleção do verão 2010, na próxima semana, marca o início da nova fase, que veio precedida pelo processo de consolidação industrial da área de confecção do Grupo Claudino

Prestes a concluir o processo de reestruturação industrial, iniciado há um ano, a Guadalajara tece a estratégia de revitalização da marca Onix Jeans. O catálogo de lançamento da coleção do verão 2010, a ser apresentado ao mercado em evento marcado para a próxima quarta-feira, 14, em Teresina (PI), representa o marco inicial e visível da nova fase da marca.

 

“Em 2010, esperamos colher os frutos dessa reestruturação e os investimentos serão no sentido de fazer a marca voltar a aparecer, com conotação mais jovem e voltada para consumidores das classes C e D”, afirma Luis Claudino Moreira, diretor de marketing da Guadalajara. Para divulgar a nova coleção, serão feitos quatro anúncios, entre o final de outubro e início de novembro, em duas revistas semanais que publicam notícias sobre celebridades.

 

Antes disso, a marca já vem patrocinando a Chicabana, banda de axé formada por rapazes, que foi considerada a revelação do Carnaval baiano deste ano e faz sucesso pelo nordeste, conta Danielle Claudino, diretora de criação da Guadalajara. Ela explica que o objetivo de ações como essa é revitalizar a marca, conquistando consumidores jovens, mas sem perder os clientes conquistados ao longo dessas três décadas. A Onix Jeans nasceu em 1980.

 

Entre as medidas adotadas para garantir a pluralidade de público, a Guadalajara decidiu assumir integralmente o desenvolvimento das coleções. Assim, para alguns modelos a empresa pode oferecer a possibilidade de o lojista escolher entre cós baixo e intermediário para calças e bermudas femininas, aponta Danielle. A marca também mantém a opção de tamanhos grandes para determinados modelos, em grade que atinge o tamanho 52 para mulheres e 60, para homens.

 

“O mix de produtos combina modelos básicos e outros mais elaborados, em termos de modelagem, lavagem e acabamentos”, destaca a diretora. Atualmente, a marca é comercializada por 42 representantes espalhados pelo Brasil, que atendem em torno de 4 mil multimarcas cadastradas. A cada três meses, a Onix lança coleção com cerca de 150 modelos diferentes.

 

O catálogo com 42 páginas conta com a participação da miss Piauí 2009, Vanessa Barros, escolhida como a garota Onix. A tiragem inicial é de 5 mil exemplares.

Vanessa Barros, miss Piauí, foi escolhida o rosto da marca

 

Consolidação fabril

 

A decisão de centralizar a produção das sete marcas controladas pelo grupo Claudino no parque fabril da Guadalajara visa tornar mais ágil o processo e aproveitar a sinergia entre as áreas. Assim, a produção das marcas Vizzual, Opcion, Win, Emepê e Kid´s Kid´s, comercializadas pela rede de lojas de departamento Armazém Paraíba, foi transferida para a fábrica da Guadalajara. Segundo Claudino Moreira, a parte de malha e camisaria já foi implantada, enquanto a unificação das linhas de jeans será concluída até dezembro.

 

Atualmente, a produção do grupo atinge 150 mil peças por mês, entre denim e sarja, das quais 80% correspondem a modelos da Onix. Os outros 20% estão divididos entre as cinco marcas do Armazém Paraíba e a Dax, marca popular da Guadalajara. A lavanderia da Guadalajara processa em torno de 200 mil peças por mês. A diferença representa a parte de prestação de serviços de lavanderia para terceiros.