Fabricante de jeans feminino do Ceará aplicou R$ 5 milhões para ampliar espaço de produção, incluindo a construção de lavanderia, e planeja contar com 24 franquiados até o final de 2016.
O desaquecimento econômico não mudou os planos da Handara, fabricante de jeans feminino de Fortaleza (CE) e que opera há 20 anos no mercado. Para ampliar o alcance da marca, no início do ano, adotou o modelo de franquias, com a comercialização de seis unidades nas cidades de Natal (RN), Maceió (AL), Petrolina (PE), Santarém (PA) e Fortaleza. “A meta é contar com 24 unidades até 2016”, afirma o presidente da companhia, Lúcio Albuquerque. Hoje, o canal da Handara é composto por 50 pontos de pronta entrega em diversos estados que atendem em torno de 8 mil revendedores, e por 16 lojas próprias de varejo localizadas em Fortaleza, Salvador (BA) e Belém (PA).
No ano que vem, a marca inaugura uma nova fábrica, em Horizonte, mesma cidade onde está instalada, próxima à capital, com investimentos de R$ 5 milhões. A empresa vai sair de 8 mil metros quadrados e passa a ocupar 20 mil metros quadrados com lavanderia própria, mantendo a produção em 200 mil peças por mês. “A queda das vendas fez com que muitas empresas do Paraná saíssem do nordeste, aumentando nosso mercado”, afirma o executivo. Para manter o volume, a Handara contrata facções para a finalização da peça.
Há dois anos a Handara investiu R$ 3 milhões para compra de novos equipamentos de corte, incluindo o Lectra Vector I5 que tem a capacidade de cortar 500 calças em dez minutos, e sistemas de enfesto da italiana Mario Fonio que agiliza o encaixe especialmente de peças com tecido elastizado. “A maior vantagem é que o aproveitamento do tecido é de 95%, quase sem perdas”, explica Albuquerque. A empresa também conta com um sistema de modelagem 2D e que passará a 3D até o final do ano, e tem planos de implantar um software de planejamento da coleção de ponta a ponta, também da Lectra. Na nova fábrica a lavanderia vai ganhar equipamentos como laser e ozônio para economizar água e funcionar de forma sustentável, diz Albuquerque.
Neste mês, a Handara iniciou uma ação de merchandising no programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo, com bons resultados nas vendas. “Para nós não há crise, estamos com pouco estoque para dar conta da demanda”, completa o presidente.