Também para calçados a varejista sueca contratará fornecedores locais, enquanto a maior parte do portfólio será importada.

Prevista para estrear no Brasil no segundo semestre de 2025, a varejista sueca H&M iniciará produção local por jeans e calçados, comentou Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em palestra na Tecnotêxtil 2025, feira realizada a semana passada em Americana, interior de São Paulo. O mais provável é que o jeans seja produzido por um PL de São Paulo, usando denim nacional.
Pimentel citou o caso da varejista sueca como exemplo de oportunidade e mudança. Até o momento, está confirmada que a H&M iniciará operação no Brasil com quatro lojas no Brasil. Em fase de contratação, oferece vaga para o varejo com jornada de trabalho 5×2, quando tradicionalmente o varejo local atua no modelo 6×1.
ANO DE CRESCIMENTO
Na palestra, Pimentel mostrou que a cadeia têxtil e de confecção cresceu no Brasil 4,2% em 2024. A previsão para 2025 é de uma pequena alta de 1,5% na produção, puxada pela indústria têxtil que projeta aumento de 2,9%, enquanto vestuário tende para discreta expansão de 0,4%.
“De modo geral, o mercado anda com o freio de mão puxado. Sem euforia e sem reclamação”, ressaltou. A sondagem com empresários do setor realizada pela Abit mostra que 36% planejam investir em 2025.
É o caso da VMZ Química, expositora da Tecnotêxtil 2025, que com apenas cinco anos de mercado prepara nova expansão. Nasceu em 2020 na região metropolitana de São Paulo, e rapidamente mudou, construindo planta industrial em Americana. A empresa busca novo endereço para amparar a expansão prevista, diz João Zucco, diretor e um dos fundadores da VMZ Química. O carro-chefe de vendas é o corante preto sulfuroso para a indústria do denim, em fórmula líquida de alta concentração (45%).
NOVA EDIÇÃO CONFIRMADA
Hélvio Pompeo Madeira, presidente do Febratex Group, anunciou que a nova edição da feira Tecnotêxtil Brasil está marcada para 27 a 30 de abril de 2027, em Americana, no pavilhão da Fidam. Na edição de 2025, realizada a semana passada, a feira atraiu 18 mil visitantes em 4 dias de evento.
foto: divulgação