Com produção concentrada em denim, empresa concluiu transferência para o interior de Minas Gerais em março, com investimento de R$ 10 milhões.
Desde o final de 2013, a Horizonte Têxtil começou a mudar o mix de produção, para tornar-se exclusivamente fabricante de denim a partir deste ano. Primeiro saiu do segmento de sarja e, um ano depois, no segundo semestre de 2014, encerrou a operação de malha. A reviravolta está próxima de ser concluída, porque outro passo nevrálgico foi dado com a transferência completa da planta industrial de Belo Horizonte para Pará de Minas, cidade que fica a cerca de 90 quilômetros da capital. A mudança foi finalizada em março mediante investimento de R$ 10 milhões, desembolsados nos últimos seis meses na compra de máquinas, obras civis e infra estrutura.
Em Pará de Minas, a Horizonte já tinha a parte de fiação e tecelagem. Pelo desenho original, o tecido seguia, então, para a unidade da capital para ser acabado. “Como a fábrica de Belo Horizonte ficou numa região muito central, não tinha sentido permanecer aqui”, conta Marcelo Machado, gerente de vendas da empresa. A partir de abril todas as operações estão centralizadas em Pará de Minas. Em Belo Horizonte permanecem as áreas de marketing, administrativa, financeira, comercial, o showroom e a diretoria, que vão sair da área da fábrica para ocupar um escritório no bairro de Lourdes. Ainda não foi definido o destino do terreno de 55 mil metros quadrados onde ficava a fábrica e ainda abriga a sede.
Embora ainda esteja dedicada a fazer os ajustes que a mudança implica, como logística de produtos e insumos, a Horizonte tem outros projetos. Começa a avaliar a abertura de um showroom em São Paulo (SP), provavelmente no bairro do Brás, entre o segundo semestre de 2015 e início de 2016. Também estuda o aumento de produção. Atualmente, a Horizonte fabrica em torno de 1 milhão de metros de denim por mês. “Mas, já estamos estudando a compra de uma segunda máquina de tingimento de urdume”, observa Machado, estimando o investimento para o próximo ano. Isso permitiria à empresa dobrar sua capacidade de produção.
Lançamentos do inverno 16
Em paralelo, a companhia investe na diversificação do mix de produtos e dos mercados atendidos. Começou com bases em 100% algodão, introduziu a composição mista de algodão, poliéster e elastano para lançar, a partir de meados do ano passado, artigos de denim com algodão e elastano. A coleção do inverno 2016 será anuciada neste mês de maio, com cinco produtos. São dois estampados (um animal print e outro floral) e mais três bases, sendo uma com trama preta em tingimento azul.
O portfólio varia com 30 a 35 produtos, tendo em linha várias opções com bastante stretch para o feminino. Entre os lançamentos, uma base com 40% de power, indica o gerente. Ele acrescenta que tem tecidos mais elásticos, com 25% de elasticidade, destinados ao mercado masculino, respondendo a um novo perfil de compras do homem brasileiro.
Também mudou o canal de distribuição da empresa, inicialmente muito concentrado na venda via distribuidores. Hoje, com 30 escritórios de representação comercial, a Horizonte descentralizou as vendas, atendendo diretamente marcas, confecções e as redes de departamento, além do atacado. Com esse perfil comercial, a maior participação das vendas está entre São Paulo, Paraná, Goiás, Pernambuco e Santa Catarina. Mas, com vendas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará, acrescenta Machado.
Como forma de ganhar mercado, a Horizonte tem procurado se aproximar de lavanderias industriais para que aprendam a trabalhar com os tecidos da empresa, de forma a que os clientes façam as pilotagens em suas regiões. “Hoje, lavamos em oito estados, principalmente com as maiores lavanderias”, diz o gerente, ressaltando que mais recentemente foi contratado um técnico em lavanderia para apoiar os trabalhos de desenvolvimento.