Empresa informou clientes e fornecedores na semana passada a decisão de paralisar a produção, atribuída à crise econômica brasileira.
Um ano depois de concentrar a atuação exclusivamente na área de denim, de ter transferido a produção de Belo Horizonte para Pará de Minas, a Horizonte Têxtil surpreendeu o mercado na semana passada com a decisão de suspender as atividades a partir de 14 de março. O comunicado foi público, mas, a empresa optou por não comentar a decisão neste momento.
O comunicado fala em suspender atividades e não no fechamento da empresa. “Por razões exclusivamente advindas da situação econômica do país, nos vimos a paralisar nossa produção”, diz a nota. De acordo com fontes do mercado, os empregados da fábrica de Pará de Minas foram demitidos, permanecendo apenas uma equipe de manutenção para as máquinas. O escritório na capital mineira ainda funciona.
A nota divulgada diz que: “Foram 21 anos de história. Nos reinventamos muitas vezes e acreditamos que nossos produtos estavam conquistando cada vez mais o mercado”. Em 1995, a Horizonte foi comprada por um grupo mineiro, iniciando com a produção de sarja colorida e estampada. Em 2009, diversificou o mix, passando a bater malha. Em 2012, ampliou a produção de denim, para um ano depois deixar de fazer sarja e, no final de 2014, parou de bater malha. Investiu R$ 10 milhões na fábrica de Pará de Minas, onde já tinha as unidades de fiação e tecelagem. A fábrica de Belo Horizonte era responsável pelo acabamento dos tecidos e foi desativada.