Entre as decisões está concentrar os negócios na área de vestuário e acessórios, saindo da Luminosidade, organizadora da SPFW
O grupo Inbrands, dono de dez marcas nacionais entre as quais a Ellus, anunciou o plano de reestruturação das operações com o intuito de, ao longo de 2012, consolidar uma plataforma que alcance economia de escala e dê eficiência à sinergia. Em função dessa decisão, a diretoria da companhia optou por descontinuar investimentos que não estejam alinhados com a fabricação e venda de produtos de vestuário e acessórios.
Assim, vai vender sua participação na Luminosidade, a empresa responsável pela organização da São Paulo Fashion Week e da Fashion Rio. Decidida em dezembro, a saída do negócio, ainda em curso, entrou no balanço de 2011 e refletiu negativamente nos resultados.
Com receita líquida consolidada de R$ 345,68 milhões, a holding amargou prejuízo líquido de R$ 19,51 milhões. Nos resultados anunciados na semana passada para o mercado, o grupo afirma que o prejuízo de R$ 28,3 milhões da Luminosidade “impacta o resultado contábil, mas não tem efeito caixa”.
Ante os R$ 161,52 milhões de 2010, a receita líquida mais que dobrou no ano passado. O inverso do que ocorreu com os ganhos. Em 2010, a holding registrou lucro de R$ 20,91 milhões.
Integração
O aumento da receita é atribuído, sobretudo, à consolidação do portfólio de marcas executada em 2011. Atualmente, são dez marcas: Ellus, Ellus 2nd Floor, Richards, Selaria Richards, VR Menswear, VR Kids, Salinas, Alexandre Herchcovitch, Bintang e Mandi. Em outubro do ano passado, a holding também celebrou contrato de intenção de compra da Bobstore, operação que ainda aguarda desdobramentos, informa.
Com esse portfólio, o tamanho da rede de lojas expandiu sensivelmente, passando de 82 unidades (49 próprias e 33 franquias), em 2010, para 267 lojas (135 próprias e 132 franquias), em 2011. Também cresceu o canal multimarcas de 3,52 mil para 3,99 mil revendas, no mesmo período.
Entre os projetos previstos para 2012, a holding menciona a criação de uma central de compras de insumos têxteis para todas as marcas e concluir a implantação de um centro de serviços compartilhados para todas elas, que funciona na sede da empresa na capital paulista, englobando as áreas de contabilidade, financeira, tecnologia da informação, logística, administração e jurídica.
Optou ainda pela redução no nível de produção própria, incluindo fechamento de fábrica, e terceirizando para facções. Também completará em 2012 a transição pela qual o centro de distribuição instalado na cidade de Serra, no Espírito Santo, ficará dedicado ao atendimento do atacado, enquanto os dois CDs – nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – vão abastecer a rede de varejo própria.