Fabricante francesa de equipamentos para o segmento têxtil mantém previsão de crescimento entre grandes e médias empresas.
A modernização de processos industriais em grandes empresas é a aposta da francesa Lectra para manter o crescimento em 2015. Para o segmento de jeans, o fabricante oferece a Vector Fashion iX6 Denim, especializada no corte desse tipo de tecido, cortando até 9 centímetros compactados e produção de até 100 folhas com alta precisão. Segundo a diretora de marketing, Daniella Ambrogi, uma das vantagens do sistema é o envio de informações precisas para a equipe de costura e confecção, com menor índice de erros.
A solução de modelagem Modaris Expert 3D faz a prototipagem da peça em 3D, desde apenas um bolso a uma peça completa. “Antes de confeccionar é possível visualizar o resultado na tela e validar o produto de forma virtual, sem consumir tecido”, explica a executiva. No caso de alteração de uma parte da peça, o sistema recalcula todas as medidas automaticamente.
Para empresas que trabalham com fornecedores terceirizados tem a Lectra Fashion PLM – gestão de ciclo de vida do produto que acompanha o trabalho de produção da peça em facções, com controle de qualidade, preço e planejamento da coleção. “Os equipamentos e softwares são uma plataforma integrada que permite trabalhar de forma colaborativa”, diz Daniella. O sistema tem bibliotecas de lavagens e pespontos em bolsos, entre outras, e espaço para a empresa adicionar seu próprio banco de dados que pode ser acessado por estilistas internos ou terceirizados. De acordo com a executiva, a empresa acredita no aumento da demanda pelo sistema a partir do amadurecimento da indústria têxtil no país.
Entre os diferenciais da empresa, segundo Daniella, é que os equipamentos ficam conectados à sua central de atendimento. Qualquer anomalia a central é notificada automaticamente e muitas vezes resolve o problema de forma remota. Os sistemas custam a partir de US$ 250 mil. Para formar mão de obra, a empresa é parceira de diversas universidades, entre elas a Faculdade Belas Artes, o Senac, o Senai e a PUC-RS. Recentemente firmou uma aliança com o Fashion Institute, de Amsterdam, na Holanda, especializado em denim. “Estamos analisando possíveis universidades para a oferta de cursos em conjunto e também uma indústria para fazer parte do empreendimento”, explica Daniella.
De acordo com a executiva, apesar da previsão de crescimento do setor têxtil no Brasil ser de menos de 1% segundo o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), as grandes indústrias devem continuar investindo em tecnologia de processos para acompanhar a retomada das vendas em 2015.
A Lectra tem presença em 32 países e está no Brasil há 20 anos onde conta com 600 clientes. Na América Latina também tem escritório no Chile e agentes de vendas na Colômbia, Peru e Argentina.