Interior atrai investimento público no setor

Interior atrai investimento público no setor têxtil e de confecção

Governo do Ceará doa terreno para confecção de jeans e do Paraná destina R$4,5 milhões para inovação.

Aumenta o investimento público na interiorização da produção no setor têxtil e de confecção. A Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) e a Prefeitura de Banabuiú assinaram documento que trata da expansão industrial da Rdcal Nordeste Industria e Comercio de Confecções que, atualmente, tem produção estimada em 14 mil peças de jeans por mês.

“Com a assinatura, a Prefeitura faz a doação do terreno para a Adece que, em seguida, irá firmar um convênio com a Prefeitura para realizar a obra de um galpão de mil metros quadrados. O imóvel será cedido em regime de comodato para que a empresa possa gerar os empregos no município”, explicou em comunicado ao mercado o presidente da Adece, Danilo Serpa.

Interior atrai investimento público no setor têxtil e de confecção

Banabuiú é uma pequena cidade ao sul do estado do Ceará, no Sertão Central, e que fica a cerca de 200 quilometros da capital Fortaleza. De acordo com comunicado o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, explica que a Rdcal Nordeste opera na cidade há questão de seis meses em imóvel cedido pela prefeitura.

CENTRO DE INOVAÇÃO NA UTFPR

Em outro investimento público no setor, o governo do Paraná autorizou o aporte de R$4,5 milhões para a construção e implantação do Citex (Centro de Inovação Têxtil). A nova unidade vai funcionar dentro do campus de Apucarana da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Por comunicado à imprensa, o governo do estado explica que os recursos têm origem no Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Interior atrai investimento público no setor têxtil e de confecção

Pelo projeto, o Citex abrigará laboratórios de análises têxteis e vestuário, incubadoras de empresas de base tecnológica do setor têxtil e de confecções, laboratórios de empresas incubadas, além de salas de treinamento e capacitação. O dinheiro aprovado será aplicado na construção da unidade do Citex, que terá dois pavimentos erguidos em uma área de 802 metros quadrados.

Atualmente, o campus de Apucarana mantém cursos de graduação em Engenharia Têxtil e Tecnologia em Design de Moda. Também mantém um Programa de pós-graduação em Engenharia Têxtil e Moda.

Apucarana é o maior polo industrial da produção têxtil e de vestuário do Paraná, assegura o governo estadual. Dados da Fiepr (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), indicam que no município operam 612 empresas industriais que empregam 7.175 trabalhadores.

Próximo a Apucarana, o polo paranaense de produção de roupas e acessórios, como jeans e bonés, abrange ainda Cianorte, Maringá e Londrina.

fotos: divulgação