A marca, que movimenta até 1,2 milhão de peças por ano, busca uma nova alternativa de vendas
A marca paulista Khelf entra no ramo atacadista, a partir do próximo ano. Com o objetivo de expandir a área de atuação além do estado de São Paulo, onde conta com 27 lojas próprias (24 na capital, duas no interior e outra no litoral), a marca adota mais uma alternativa de vendas, para não depender somente do faturamento do varejo. Em paralelo, a empresa mantém o plano de ampliação da rede de lojas, pontuado esta semana pelo início de operação de uma unidade no Shopping Metrô Itaquera, centro comercial localizado na zona leste de São Paulo, com inauguração prevista para amanhã, 7.
A expansão da rede para fora do estado, porém, não tem data definida. O estudo de viabilidade aponta Goiânia (GO) como uma das primeiras localidades a receber investimento, quando o plano estiver em curso. Com o início das vendas por atacado, a Khelf conta com resultados satisfatórios em médio prazo.
Atualmente, a empresa movimenta até 100 mil peças por mês, em cerca de 600 modelos por coleção, que chegam aos poucos às lojas, sendo atualizadas semanalmente. O jeans, carro-chefe da marca, representa 25% da produção mensal, enquanto o restante é distribuído entre produtos em sarja, malharia e camisaria. O desenvolvimento de produtos é feito pela própria marca, enquanto a produção e o beneficiamento são terceirizados. As coleções são divididas igualmente entre as linhas feminina e masculina, sendo que 15% de cada uma delas correspondem a acessórios, como sapatos, bolsas, cintos e carteiras.
Reforma das lojas
A longo do último ano, a Khelf investiu na renovação visual das lojas. Das 27 unidades da rede, dez já foram reformadas e outras três, construídas neste período, já foram abertas nos padrões atuais. Entre as mudanças de layout, o projeto prevê vitrine menor para que o vão de entrada fosse aumentado. Gradativamente, a padronização alcançará todas as lojas. Outra decisão foi a de passar a usar embalagens recicláveis, a partir do próximo ano, sem aposentar as sacolas plásticas.
Criada pelos irmãos Marcelo e Fernando Kherlakian, em 1984, a Khelf começou como loja multimarca, vendendo marcas como Zoomp, Forum, Triton e Vide Bula. Menos de uma década depois, passou a produzir algumas peças direcionadas ao público jovem, mas, ainda, sem a intenção de fabricar coleções inteiras. Só em 1992, a Khelf resolveu investir na própria marca, deixando de vender outros de terceiros. Era o início da rede de lojas, concentrada em shopping centers.
foto: reprodução (fachada loja Shopping Paulista no novo modelo)