Além de reorganizar a produção, os planos da lavanderia para o ano incluem a construção de showroom
Em busca de mais organização e agilidade no atendimento aos clientes, a Lavander Jeans , lavanderia de Sabará (MG), decidiu implantar um sistema para planejamento e controle de produção (PCP). O novo sistema apresenta dados desde a localização das peças na linha de produção até informações sobre receitas e tipo de trabalhos executados. O objetivo é, após a implantação estar concluída, que a área de produção possa ser controlada por uma só pessoa.
Além do sistema, a empresa iniciou a reforma do prédio onde está instalada, que deve ser concluída até agosto. O projeto prevê separar a área de trabalho da recepção e, ainda, a construção de um showroom. “Queremos dar mais sigilo aos trabalhos que são feitos e, ao mesmo tempo, criar um ambiente adequado para o atendimento de nossos clientes”, conta Bruno César de Faria, sócio-proprietário da Lavander Jeans.
MODERNIZAÇÃO DA ÁREA DE PRODUÇÃO
No último ano, a empresa substituiu infladores e pistolas de jateamento na parte de produção por modelos novos. Também construiu uma estação de tratamento de efluentes, que funciona desde setembro. Nessas ações, cerca de R$ 82 mil foram investidos.
Na indústria têxtil desde 1998, Faria trabalhava na área química antes de entrar para o ramo de lavanderias, há quatro anos. Hoje, perto de completar três anos, a Lavander tem capacidade de produção mensal de 40 mil peças. Contando com 24 funcionários, a lavanderia beneficia peças de diversas marcas da região, como Alphorria e Refino Jeans, produzindo em média 25 mil peças ao mês.
A empresa teve um aumento de cerca de 14% no faturamento de 2006 em relação a 2005, alcançando cerca de R$ 600 mil. Para 2007, a expectativa é de um recuo da demanda. “O mercado está atípico para a época do ano e, se continuar assim, o ano deve acabar como o de 2005”, conta Faria.
fotos: reprodução