A intenção da empresa é aumentar a produção para 250 mil peças por mês, com planos de abrir unidade em outra cidade paranaense
.
A Lavanderia Jussara concluiu as reformas da estação de tratamento de efluentes e se prepara para novos investimentos. Com o objetivo principal de aumentar o volume de produção em 25%, a empresa vai desembolsar, até o fim do ano, cerca de R$ 250 mil na compra de novas máquinas secadoras e centrífugas para a lavanderia que, hoje, tem capacidade para produzir 200 mil peças por mês. Além disso, está nos planos da empresa abrir outra unidade em uma cidade vizinha à Jussara, no Paraná, no entanto, não foram revelados investimento, local ou previsão para a conclusão do projeto.
Em janeiro, a lavanderia terminou a construção do canal usado para o despejo da água tratada em um rio próximo e, também, de um batedouro, que ajuda na separação da água do lodo proveniente dos trabalhos da empresa. “De 95% a 98% do lodo é composto por água, e com o batedouro podemos fazer essa separação com mais facilidade”, conta Osvaldo Barbosa da Silva, proprietário da lavanderia.
De acordo com o executivo, depois da separação, é possível tratar a água e devolvê-la ao ambiente sem danos, além de tornar mais fácil o processo de secagem do lodo, que em três a quatro dias já se torna adequado para virar pó. “A construção do canal foi feita devido à distância que separa a lavanderia do rio. O mais próximo da empresa fica a um quilômetro daqui e o transporte da água ficava muito complicado”, explica Barbosa. Para a conclusão das obras foram investidos R$ 120 mil.
Completando quatro anos no mercado, a lavanderia Jussara iniciou as atividades já no ramo do beneficiamento de jeans e, hoje, conta com clientes como Ellus, Biótipo, Onbongo e C&A em sua carteira. Parte dos acabamentos da empresa são terceirizados,e a lavanderia conta com 195 funcionários, além dos cerca de 150 colaboradores indiretos.