Lavinorte investe em customização

Lavanderia de Cianorte tem como estratégia o processamento não padronizado de pequenos lotes para grandes grupos têxteis.

Com capacidade para processar grandes volumes, a Lavinorte, do Paraná, seguiu a estratégia de customizar a produção. Esse diferencial permitiu que a empresa não sofresse os altos e baixos da crise econômica e mantivesse a lucratividade. “Trabalhamos com 22 marcas de grandes grupos como Inbrands, MPL e Restoque com foco no valor agregado das peças”, explica o sócio da Lavinorte, Ivonildo Silva.

A lavanderia foi fundada em 1995 e já teve capacidade de processar 600 mil peças por mês. Há dois anos, com a nova estratégia, atende metade desse volume. “Trabalhamos com pequenos lotes de grandes clientes que nos pedem diferenciação em cada peça, com lavagens e efeitos especiais, trabalho que é feito de forma quase artesanal para garantir a qualidade do produto”, diz Silva. Com esse objetivo a empresa ampliou, no início do ano, uma estação de estamparia que permite dar mais exclusividade às peças. “Não temos planos de ter mais clientes ou trabalhar de forma padronizada”, ressalta Silva.

NOVA EMPRESA QUÍMICA
Para ter mais acesso a produtos químicos e matéria-prima não disponíveis no Brasil, Silva abriu a SWS Química que fornece 80% dos produtos para a Lavinorte. A empresa firmou parceria com fornecedores internacionais e oferece uma linha de enzimas e resinas especiais para o jeans, explica Silva.