A lavanderia compra novas máquinas de laser e bigode 3D para acelerar a produção, além de ampliar a área de aplicação de efeitos resinados
Como parte do plano de expansão posto em prática a partir do ano passado, a paranaense Lavinorte investe para conseguir produzir mais rápido e atingir melhores níveis de qualidade na área de diferenciados. A lavanderia comprou novas máquinas para marcação a laser e de bigode 3D, além de aumentar a área de resinados em 40%, atingindo cerca de 280 metros quadrados. Importado, o equipamento a laser deverá chegar nos próximos 15 dias, enquanto a reforma da área de resina tem previsão de estar concluída até o fim do mês. O valor total do investimento, que inclui, ainda, a máquina para efeitos de bigode 3D, alcança R$ 1 milhão.
“Decidimos adquirir a nova máquina de laser para aumentar a rapidez na produção. O novo modelo permite aumento de até 80% na produção, em comparação com a máquina antiga, pois, podem ser feitas até seis mil peças diárias nela”, explica Marcelo de Queiroz, gerente de desenvolvimento da Lavinorte.
De acordo com ele, com esses investimentos a lavanderia fica melhor preparada para atender as demandas das coleções do próximo verão, já que a estação terá os efeitos de bigode 3D e de resinas em alta. “Aplicações de resina com aspecto de graxa e óleo serão populares no próximo verão, assim como detalhes rasgados, detonados e tie-dye”, conta Queiroz. Atualmente, a empresa beneficia cerca de 450 mil peças por mês, sendo 350 mil delas com efeitos diferenciados.
Até o fim do ano, a lavanderia também planeja aumentar o galpão que ocupa, buscando mais espaço para as áreas de trabalhos artesanais, como a de lixamento, e de estoque. “Cerca de 90% dos beneficiamentos feitos na lavanderia passam pela área artesanal e precisamos de mais espaço para esse tipo de serviço. Só nessa área, a empresa tem 300 funcionários, que fazem os desgastes manualmente para que tenham aspecto mais natural”, ressalta o gerente.
Segundo ele, a maioria das peças beneficiadas na lavanderia sofre cerca de dez processos. Perto da conclusão do mostruário para o verão 2010 da empresa, a lavanderia aposta nas cores mais vivas para a estação, como os amarelos e azuis, além do vermelho em versão mais opaca.
fotos: GBLJeans