Com mudanças na estragégia de comercialização, a confecção estima de 20% a 30% de crescimento no volume fabricado, que gira em torno de 100 mil peças por mês entre as três marcas administradas
A confecção Lúcia Figueredo modifica formato de vendas e prevê aumento de 20% a 30% para suas três marcas em 2008. A empresa ajusta preços da Retrato Falado à concorrência e passa a vender a Lu and Lu por meio de representantes, dando maior exclusividade aos clientes atuais da marca. Além disso, planeja uma linha de acessórios e a abertura de franquias da marca Lu and Lu para 2009.
Criada há dois anos, a Lu and Lu tem o perfil diferente das outras duas marcas da confecção, Lúcia Figueredo e Retrato Falado, destinadas a um público mais adulto. Direcionada ao público teen, a Lu and Lu conta, hoje, com duas lojas de pronta entrega (uma na cidade de São Paulo e outra em Cianorte, no Paraná), que devem ser fechadas até maio do próximo ano, quando a mudança na estratégia de vendas deverá estar concluída.
“Desde 1997, deixamos de trabalhar com pronta entrega para a marca Lúcia Figueredo e tivemos um bom resultado, visto que os clientes antigos têm mais exclusividade e continuam procurando os produtos. Para a Lu and Lu, cerca de 30 representantes iniciam atividades em 2008. O objetivo é modificar mais essa marca, e ficar com pronta entrega apenas para a Retrato Falado”, conta Lúcia Figueredo, proprietária da confecção.
De acordo com a empresária, o aumento de produção e vendas esperado para o próximo ano deve ser concretizado, na marca Lúcia Figueredo, através do aperfeiçoamento no design e da volta da produção de vestidos de festa; e na Retrato Falado, com a redução dos preços das peças para adequá-los aos praticados pela concorrência. “Com essas modificações, acredito que um aumento de 20% a 30% em todas as marcas seja natural”, afirma Lúcia.
“Dependendo da consolidação e do retorno dessas mudanças, pensaremos na abertura de franquias”, explica Lúcia. Atualmente, a empresa vende a marca Lúcia Figueredo por meio de uma rede de 28 representantes, enquanto as peças da Retrato Falado são vendidas em sete lojas de pronta entrega, localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Aumento da produção de jeans
Com produção mensal de cerca de 100 mil peças, a confecção dedica 60% do total a peças em jeans, algo como 60 mil peças por mês. “De quatro anos para cá, diminuímos a produção de vestidos de festa e aumentamos a de jeans”, acrescenta Lúcia. Hoje, cerca de 2% da produção da empresa estão voltados para exportações. Entre os países que vendem as marcas da confecção estão os Estados Unidos, Japão, Noruega e Canadá.