Evento bienal realizado junto com a Signs Norte/Nordeste e a Pack&Graph retornará à Fortaleza em outubro de 2027

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, Fortaleza sediou a edição 2025 da Maquintex + Signs Norte/Nordeste + Pack&Graph, feira de negócios promovida pelo Febratex Group a cada dois anos em edição simultânea no Ceará. Como previsto, o evento com 120 expositores atraiu 15 mil vistantes ao longo dos 3 dias. E a organização estima que a feira poderá movimentar em torno de R$600 milhões em negócios, consolidando a capital cearense como um dos principais pontos de encontro do setor têxtil nacional.
De acordo com palestra do Iemi – Inteligência de Mercado no evento, o Ceará é hoje o quinto maior polo industrial de vestuário do Brasil, com destaque para a produção de moda íntima e malharia. É o segundo estado que mais produz esse tipo de moda, tendo inclusive ultrapassado o Rio de Janeiro em volume de peças confeccionadas. Como um todo, o nordeste representa 15% da produção nacional de vestuário, com crescente relevância em segmentos como moda casual, fitness e jeanswear, mostrou a palestra.
De modo geral, a produção nacional de vestuário movimentou R$170,7 bilhões em 2024, com a produção de 5,4 bilhões de peças, segundo dados apresentados pelo Iemi na palestra.
A próxima edição da Maquintex + Signs Norte/Nordeste + Pack&Graph será em 2027, nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2027, sempre em Fortaleza.
TRANSFER EM RELEVO
Entre os lançamentos apresentados no setor têxtil da Maquintex 2025, a Santiago Transfer anunciou o transfer em relevo, feito à base de borracha, que deixa a estampa com elasticidade e resistência ao calor. Além das bases de poliéster, o novo transfer pode ser aplicado sobre tecidos de algodão e outras fibras sintéticas. Marcas de jeans, confeccionados em denim ou sarja colorida, começam a usar o transfer em relevo para identificação, conta Bruno Santiago, gerente de produção da empresa de Caruaru, interior de Pernambuco.

Conforme o executivo, no transfer convencional, a Havaianas é um dos principais clientes para aplicação de estampas em solados dos chinelos. A produção mensal de estampa para chinelos pode atingir 2 milhões de pares.
No mesmo setor da Maquintex 2025, a ACR Têxtil, de Aparecida do Norte (SP), fez o lançamento de malha 100% poliéster texturizada, indicada para detalhes e aplicações localizadas.
PRESOS NA COSTURA
Dentro da programação de palestras da feira Maquintex 2025, a secretaria estadual de administração penitenciária do Ceará fez um balanço do projeto que visa a ressocialização da população em cárcere por meio do trabalho. Entre as alternativas de qualificação profissional técnica de presos, o secretário da pasta Mauro Albuquerque, no cargo desde 2019, citou os serviços de costura desenvolvidos em parceria com o Senai da região.
Até agosto de 2025, a secretaria qualificou 2.382 detentos, em diferentes áreas, informou o secretário. Ele disse que, atualmente, cerca de 2.600 presos trabalham com costura, enquanto outros 1.500 estão em fase de treinamento. Na área têxtil, empresas como Top London, SkyBeach e Lupo utilizam essa mão de obra para costura.
fotos: divulgação | GBLjeans