Marca de surf migra para o jeans

A cearense Freeboard iniciou a transição para o mundo sportswear a partir da coleção do verão 2015, lançada em julho, e já prepara a segunda para outubro.

Prestes a completar dez anos, a Freeboard decidiu no início de 2014 alterar sua rota de mercado. Criada como marca de surfwear em 2005, a partir da coleção do verão 2015 ampliou o portfólio incluindo produtos que alcancem o segmento de sportswear masculino. Nessa transição, o jeans assumiu papel de destaque representando a maior parte da nova coleção que abrange em torno de 200 itens e que foi lançada em julho para as multimarcas. Com a aceitação à mudança, a marca preparou o inverno com mais modelos em denim e sarja, previstos para serem apresentados em outubro.

“Não deixamos o segmento de surfwear. Apenas ampliamos nosso mercado com o sportswear porque o setor está muito competitivo”, explica Aluísio Ramalho Júnior, diretor da Freeboard. Assim, a coleção de verão continua com artigos em malha e tactel, mas, a empresa foi buscar multimarcas com outro perfil capaz de absorver a parte ampliada de produtos, como bermudas e calças jeans. Para a nova fase, a Freeboard contratou outra equipe de estilo, com Regina Brandão à frente, amparada pela experiência de 11 anos no mercado de jeans.

Controlada pela R&A Confecções, do Ceará, a Freeboard tem produção própria, com duas fábricas, que juntas sustentam capacidade instalada entre 30 mil e 35 mil peças por mês, diz Ramalho Filho. A empresa tem expectativa de ocupar esse potencial com a esperada recuperação da economia nos últimos quatro meses do ano. Operacional desde 1996, com a criação da empresa, a fábrica de Fortaleza, capital cearense, tem produção mista. Faz produtos em malha, tactel e jeans.

A segunda fábrica fica em Varjota, cidade a cerca de 270 quilometros da capital, que é especializada na produção de jeans. Foi montada em 2004 para atender as operações de PL e licenciamento da R&A e, hoje, está dedicada a atender a marca própria e as necessidades de outras duas empresas do mesmo grupo – a Araújo Industrial e a Irmãos Araújo. Apenas a parte de lavanderia é terceirizada, para parceiros instalados em Fortaleza.

A Freeboard é comercializada via dez representantes comerciais, concentrados em estados das regiões norte e nordeste. Expandir essa rede em direção ao país, faz parte dos planos de médio e longo prazo da empresa, diz o diretor. “Com a mudança de perfil para o sportswear, temos chance de crescer nos mercados em que já somos fortes”, entende Ramalho Filho. Atualmente, a Freeboard alcança em torno de mil multimarcas. Desde o início do ano também conta com uma loja virtual para atender o consumidor, “especialmente aqueles localizados em cidades para as quais não temos representantes”, frisa o executivo.

Pesquisando verão 2016
A primeira coleção de verão manteve o lifestyle do surf, inspirado no Brasil festivo, descreve a estilista Regina Brandão, já envolvida com a pesquisa para o verão 2016. Na linha de jeans, a Freeboard trabalho denim blue, black, cinza e blue black, além de sarja colorida, em tonalidades vivas de vermelho, laranja, amarelo e pink; sarja estampada em padrões assimétricos; e sarja PT.

Para a primeira coleção, foram desenvolvidos modelos apenas para parte debaixo, como bermudas e calças. Para o inverno 2015, a marca incluiu camisas em denim leve, com estampas discretas de bolinhas. As calças seguem quatro modelagens: básica, casual, fit e skinny, enquanto o mix das bermudas varia em básica, casual e fit. A sarja colorida tem tingimento firme, ao passo que apenas o denim vai para lavanderia para receber efeitos discretos de estonagem, lixados e puídos.

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