Mercado do jeans cresce 2,1% em 2023

Mercado do jeans cresce 2,1% em 2023

Estimativa do Iemi aponta para produção avaliada em R$14,7 bilhões.

Para o Iemi, empresa de pesquisa e análise de dados do mercado de vestuário no Brasil, o segmento do jeans cresce 2,1% em valor da produção, que registra R$14,7 bilhões em 2023. Contudo, o volume produzido cai 2,8% de um ano para o outro, atingindo 280 milhões de peças produzidas no país no ano passado. O crescimento no valor da produção é atribuído ao movimento inflacionário que pressionou o preço das roupas ao longo de 2023.

Para efeito de comparação, Marcelo Prado, diretor do Iemi, mostrou em sua palestra para a Covolan, que em 2019 o Brasil produziu 341 milhões de peças de jeans, avaliadas em R$14,4 bilhões. Em 2021, o país esboçou reação, com a produção no mercado do jeans de 304 milhões de peças, que cresce sobre 2020, mas que foi anulada entre 2022 e 2023.

Os problemas macroeconômicos foram agravados também pela própria dinâmica da moda que a cada dois anos tira o protagonismo do denim em favor dos coloridos. Aparentemente, esse ciclo se encerra em 2024. “O azul está voltando, ficando mais forte agora. Vimos muita cautela no primeiro trimestre do ano. Aos poucos, a demanda por construções mais ricas vai voltando”, analisa Newton Coelho, diretor da Santista, prevendo um segundo semestre mais forte de vendas do denim.

A expectativa positiva também faz parte do cenário projetado pela Canatiba para o segundo semestre. “A gente está percebendo uma coisa muito importante: o preço é um fator sensível, porém não é um fator determinante para a decisão de compra”, assegura Felipe Covolan, diretor de vendas da Canatiba.

Mercado do jeans cresce 2,1% em 2023

MERCADO DE VESTUÁRIO CRESCE 5,4%

Conforme pesquisa do Iemi, a vendas das coleções de primavera/verão 2024 cresceram 2,6% em número de peças e 5,4% em valor em relação a 2023. Para as coleções de inverno 2024, a projeção apontava para alta de 3,1% em número de peças e de 4,6% em valor. Essas estimativas foram projetadas antes do desastre no Rio Grande do Sul provocado pela crise climática, alerta Prado. Para ele, o mercado cresce no primeiro semestre até pela própria frágil base de comparação que foi 2023.

No ano passado, o Brasil vendeu 6,3 bilhões de peças de vestuário em geral, aumento de 0,5%. Entretanto, a produção nacional caiu 1,7%, para 5,1 bilhões de peças. A importação avançou 12% para 1,3 bilhão de peças.

Ao longo de 2023, 20,8 mil fábricas operavam no país, sendo 6,7% a mais do que em 2022.