Ação organizada pelo Texbrasil tem parceria com a multimarcas local Marcia.Maria e se estenderá até janeiro de 2016.
Em iniciativa inédita para a agência de fomento às exportações brasileiras, o programa Texbrasil firmou parceria com uma grande loja multimarcas da Bolívia, na qual montou pop up store com 15 marcas nacionais. A ação começou com desfile em 12 de setembro e se estende até janeiro de 2016. De acordo com o Texbrasil, a expectativa é movimentar R$ 2,5 milhões nesses quatro meses de funcionamento. O programa escolheu a Bolívia em função do volume brasileiro de exportações de confecção para aquele país e as oportunidades de crescimento detectadas.
Em 2014, a Bolívia importou US$ 11,85 milhões em produtos de moda brasileira, que corresponderiam a 19% de todo volume internado pelo país nessa área, perdendo da China que tem praticamente o dobro de participação no fornecimento. Para a iniciativa, o Texbrasil firmou acordo com a multimarcas Marcia.Maria, uma das maiores do mercado boliviano, com ponto em Santa Cruz de La Sierra. Essa loja funciona abrigando corners de marcas importadas, entre as quais a Morena Rosa que por ali vende também Zinco, Joy e Maria Valentina, as outras marcas do grupo paranaense.
Do espaço temporário de vendas participam, além das quatro do Morena Rosa, entre vestuário e acessórios: Animale, A.Brand, Maria Filó, Cholet, Scarf Me, CYN, Letage, Karin Feller, DB Rainbow, Intensify Me e Shoulder. A Marcia.Maria pertence ao grupo boliviano Amap, proprietário de diversas lojas no país. Em comunicado ao mercado, Rafael Cervone, presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), entidade setorial que junto com a Apex-Brasil responde pelo Texbrasil, declara: “Este é um mercado que apresenta grande potencial e ainda é pouco explorado, o que deixa muito espaço para a ampliação da presença brasileira. No ano passado, o PIB do país cresceu 5,4%, passando a marca dos U$ 30 bilhões”.