Em outra iniciativa, dentro de 30 dias, a lavanderia curitibana inaugura laboratório de desenvolvimento de cores e peça-piloto
O reúso de água é projeto em avaliação na New Jeans, lavanderia de Curitiba (PR), desde 2006. Mas só no início de 2009começou a tomar forma, quando o custo do projeto recuou pela própria dinâmica do mercado. “Apenas em janeiro de 2009 o projeto tornou-se viável financeiramente para a empresa”, conta Nelson Furman, proprietário da beneficiadora.
A expectativa da empresa é concluir a instalação até o final do ano. Se atingida a meta de reciclar 80% da água usada no processo industrial, a New Jeans prevê reduzir os custos fixos mensais da empresa em até 10%.
Além do beneficiamento do jeans, a partir de 2007 a lavanderia passou a contar com uma área de tingimento de peças em sarja, malha e tricô industrial. Para dar suporte a esse serviço, a lavanderia investiu R$ 20 mil na montagem de um laboratório para desenvolvimento de cores e peças-piloto. Com conclusão prevista para os próximos 30 dias, o espaço servirá para testes.
De acordo com Furman, hoje o jeans representa cerca de 70% dos trabalhos feitos na empresa e os tingimentos são responsáveis pelos 30% restantes.
Adaptando novas técnicas a aparelhos e trabalhos antigos, a New Jeans busca novos clientes, estima aumento de até 6% na produção até o fim do ano, embora não informe o volume, e planeja a compra de novas cabines para jato de areia e corrosão.
foto: GBLjeans