Com a venda dos ativos industriais no Marrocos e no México, empresa fica dedicada à América do Sul, seu maior mercado, mas continua dona da marca Tavex.
O resgate da marca Santista é parte de um plano de reorganização que teve início há dois anos, quando dividiu áreas, trouxe a sede de volta ao Brasil, definindo um cronograma de investimentos industriais de dez anos, concentrado na renovação das fábricas brasileiras e que a empresa informa não sofrerá alteração. No início de 2015, completou a transição com o fechamento do capital, retirando ações negociadas nas bolsas de valores da Espanha; a saída da Alpargatas da sociedade; e a venda das plantas de denim do Marrocos, para o fundo de investimentos alemão Aurelius, concluída no início de maio, e do México, para uma das empresas do mesmo grupo da Siete Leguas, uma das maiores manufaturas integradas daquele país.
A nova Santista na área de jeans (a unidade de roupas profissionais nunca deixou de operar com a marca original) pertence, agora, integralmente à A.Y.U.S.P.E. Empreendimentos, subsidiária do Grupo Camargo Correa, e continua dona da marca Tavex. Cláusulas de non-compete estabelecidas nos acordos comerciais, porém, impedem a empresa de vender diretamente sua linha de produtos na Europa e nos Estados Unidos por dois anos e um ano, respectivamente, explica Gilberto Stocche, diretor geral da Santista Jeanswear.
O anúncio da conversão de marca da unidade de denim foi festejado em evento realizado a semana passada na capital paulista, junto com a coleção do inverno 2016 para a qual terá 19 novos produtos. De acordo com Stocche, o desenvolvimento das coleções permaneceu na Europa, sendo que 70% da linha criada para a estação será lançada no mercado europeu e comercializada pela empresa que opera como Tavex Europe. O mesmo modelo não se aplica à operação no México.
“O que vale é o resgate da marca, da essência da marca, com a leveza e modernidade de ter passeado pela Europa e entrado em contato com o processo de desenvolvimento europeu, link que vai continuar muito forte”, afirma o executivo. Também acrescenta que na nova fase “a Santista Jeanswear é uma empresa leve, mais agressiva, com muito desejo e inspiração de crescer e de retomar o mercado”. Mesmo diante da fusão com a espanhola Tavex, o Brasil sempre foi o principal mercado da empresa e também o responsável pela maior parte da produção. A empresa continuará a atender a América do Sul.