A empresa construiu uma lavanderia na fábrica e estuda instalar área de estamparia; também vende através de uma rede de lojas próprias
A Opção Jeans, confecção instalada em Petrópolis (RJ), tem em curso um plano de investimentos voltado à verticalização da empresa. Em meados do ano passado, iniciou a montagem de uma lavanderia dentro da área industrial que ocupa, com vistas à auto-suficiência. Para 2007, estuda a implantação de uma célula de estamparia.
A decisão de controlar todo o processo fabril, da modelagem ao beneficiamento, representa uma nova fase dessa empresa criada na década de 70. A partir de 2004, a Opção começou as mudanças para redesenhar a planta erguida num terreno de 12 mil metros quadrados. Ao longo do segundo semestre de 2006, a empresa comprou lavadoras, centrífugas, secadoras, bóias para fazer lixado, cabine de used e montou a estação de tratamento de água, num investimento avaliado em R$ 1,5 milhão, conta José Roberto Franco Luz, diretor da Opção.
A lavanderia ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados de um prédio de 8 mil metros quadrados. A última aquisição é o equipamento para aplicar bigode 3D, importado da Espanha, e que deve entrar em operação no próximo mês. A unidade de beneficiamento tem capacidade para processar 50 mil peças por mês em dois turnos. Como no segundo semestre, a produção da marca atinge 80 mil peças por mês, ainda é preciso contratar serviços de terceiros, salienta o empresário.
A expansão industrial envolve a compra de máquinas para equipar as novas células para produção de jeans e malha, que começam a funcionar até o final deste mês. Além da expansão industrial, a empresa modernizou tecnologia, como a recente compra de máquina para corte eletrônico.
Lojas próprias
Ao concluir as mudanças na área industrial, a Opção Jeans se torna uma empresa completamente vertical, uma vez que também controla a venda ao varejo. Os produtos da marca são escoados por uma rede com 42 lojas próprias, a maioria delas concentrada no Rio de Janeiro. “Em 2007, vamos abrir mais oito unidades”, informa Luz. Basicamente, em locais fora do Rio.
A marca abriu as primeiras duas lojas na capital paulista, no ano passado. Escolheu começar pelos shopping centers Ibirapuera e Aricanduva. “Queremos aumentar o número de lojas na capital e depois, no interior de São Paulo”, afirma o diretor da Opção. A empresa produz calças, bermudas, saias, jaquetas e camisetas para homens e mulheres, de 15 a 45 anos. Segundo Luz, entre fábrica, escritório e lojas, a Opção emprega mil pessoas.