Desembolso do grupo paranaense incluiu parceria com lavanderia exclusiva, que começou a operar em 2019, para atender as sete marcas.
Com investimento de R$ 2 milhões, o grupo paranaense Oppnus fechou parceria com a Flórida Lavanderia que vai atender com exlusividade quase toda a produção de suas sete marcas. Até outubro, a lavanderia que funciona dentro do parque industrial da Oppnus alcançará capacidade para processar 450 mil peças por mês, conta Reinaldo Carvalho, CEO do grupo. O desembolso também envolveu a montagem de uma área de acabamentos que hoje produz 150 mil por mês. A expectativa é entre outubro e novembro a atividade expanda para atingir entre 200 mil e 250 mil peças por mês, prevê o executivo.
Ele explica que até o ano passado os dois setores eram terceirizados. Porém, os ventos da crise econômica também passaram pelo polo produtor do norte do Paraná, onde o grupo tem sede. “Tivemos que verticalizar para manter a qualidade e o tempo de produção para não comprometer a entrega aos lojistas multimarcas atendidos pelo canal Estrada (compras por pedido)”, explica Carvalho.
O dois novos setores ocupam unidades do parque industrial do grupo em Pérola, norte do Paraná, e um dos maiores do Brasil no setor de vestuário. Está dividido em três plantas: uma abriga a administração, as áreas de desenvolvimento, marketing e comercial. Outra fábrica tem a parte de corte, lavanderia, acabamento e estoque. A terceira planta concentra a expedição de mercadorias e aonde funciona ainda uma área de bordados industriais que emprega cem pessoas.
Para 2020, o plano é investir na área de corte, com a compra de equipamento de precisão operado a laser. A instalação de energia solar fotovoltaica está no radar da companhia como um projeto a ser avaliado para o segundo semestre do ano que vem. A parte de costura permanece terceirizada. Atualmente, o Oppnus emprega 700 funcionários diretos.
Ao atingir a capacidade de 450 mil peças processadas por mês em um turno, a lavanderia interna atenderá 80% da demanda das sete marcas. “Se precisar temos condições de ampliar essa capacidade, aumentando um turno, por exemplo”, comenta Carvalho.
PROJEÇÕES REVISTAS
O planejamento do ano previa crescimento em torno dos 15%, elevando o faturamento para R$ 350 milhões. O primeiro semestre ficou estável em relação a igual período do ano passado, explica o CEO do grupo. Mas o movimento do início do segundo semestre aponta para expansão entre 7% e 9%. Em termos de volume, a projeção é produzir 5,2 milhões de peças ao longo de 2019.
Para escoar a produção, o grupo mantém dois canais de venda para o atacado. As marcas Emporio, Cacau e Blue 3 Denim são comercializadas por pronta entrega. São 23 lojas de atacado instaladas no Brás, e em São José do Rio Preto, em São Paulo; Farroupilha, no Rio Grande do Sul; Brusque e Sombrio, em Santa Catarina; Goiânia, em Goiás; Maringá e Cianorte, no Paraná.
O canal Estrada é formado por representantes comerciais que trabalham as outras quatro marcas: Oppnus Jeans, All Denim, Instinto e Red Play. A Oppnus é a principal.
CAMPANHA DE ALTO VERÃO PARA ALAVANCAR VENDAS
A Oppnus Jeans lança de cem a 120 modelos por coleção, para mulheres e homens dos quais 5% são diferenciados, observa Josiane Bintencourt, gerente de marketing do grupo. Em agosto, lança o alto verão, que nesta estação destaca a modelagem mom e jogging para o feminino, detalhes em cinto, bolsos cargo, lavanderia vintage, além de tons pastel para a sarja, comenta a executiva. Para a divulgação da temporada, a Opnnus prepara campanha publicitária para qual contratou o casal de atores Agatha Moreira e Rodrigo Simas. As fotos foram feitas no Le Chateaux Joa, na cidade do Rio de Janeiro, por Brunno Rangel, com styling da dupla Juliano e Zuel.
Os atores estão confirmados para a campanha de inverno da marca. A expectativa é que a figura do jovem casal de namorados impulsione a vendas ajudando a atingir o crescimento previsto. As vendas do alto verão da marca ficam abertas até novembro, quando começa o período de entrega dos pedidos.
Correção: Apesar de funcionar nas instalações da Oppnus, o novo setor de lavanderia é operado por um parceiro industrial. É a Flórida Lavanderia, esclarece a Oppnus. O texto original foi alterado para contemplar esse esclarecimento.
GALERIA DE FOTOS