Com duas marcas próprias, a empresa anuncia que consegue fazer chegar as mercadorias até as multimarcas em 48 horas para a maioria das regiões brasileiras
Com o lançamento da primeira coleção das marcas The Blue Buddha e Just Jeans, há cerca de um mês, a P.E. Jeans chega oficialmente ao mercado, com a proposta de operar um sistema rápido de entregas ao lojista. A empresa anuncia que faz chegar as mercadorias até a maioria das regiões brasileiras em 48 horas, sendo que o prazo máximo de entrega nas localidades mais remotas não deverá ultrapassar os dez dias.
A operação começa com 100 multimarcas e a meta é dobrar essa rede até o lançamento da próxima coleção, que ganhará mais uma marca própria, a Sugar, a ser apresentada em novembro. Dessa forma, a P.E. Jeans avalia que terá um portfólio de marcas variado, em termos de estilo e de preço final ao consumidor. As duas primeiras trabalham com modelos femininos e masculinos. Mas enquanto a The Blue Budda reúne modelos descolados, a Just Jeans, como o nome indica trabalha com modelos básicos. A Sugar será exclusivamente feminina.
A tecnologia representa um trunfo na estratégia da P.E. de trabalhar com entrega rápida. Os primeiros seis meses anteriores ao lançamento das coleções foram gastos na estruturação do negócio, como a instalação do sistema de gestão Audience, fornecido pela Verup, que mostra o estoque das marcas em tempo real, aceita o pedido encaminhado pelos representantes e prepara a expedição do produto ao lojista, conta Eduardo Akira, o sócio da empresa responsável pelas áreas de produto e marketing, com passagem pela Zoomp e pela Forum, assim como Henrique Castanheira, o sócio que responde pela diretoria de operações e financeira. A sociedade inclui mais um executivo – Rogério Menezes (diretor comercial) – além de três sócios investidores.
Para ter sempre novidades, a empresa lança coleções das marcas a cada dois meses, com cerca de 40 modelos por linha. Com produção mensal de 40 mil peças entre as duas marcas, a P.E. Jeans pretende atingir 360 mil peças anuais com as três marcas, em 2010. Para o fim de 2009, a meta é alcançar 600 lojas multimarcas. Também está em negociação começar a prestar serviços de distribuição para marcas de terceiros a partir do próximo ano, observa Castanheira.
Atualmente, a empresa conta com showroom na capital paulista no mesmo espaço do escritório e 17 representantes, divididos entre as regiões. Conta ainda com dez showrooms regionais mantidos por representantes. “Procuramos criar marcas de perfis e preços diferentes para que o representante tenha chance de vender alguma das marcas em mais multimarcas. Dessa forma, a chance de perder viagem ao tentar fazer uma venda diminui bastante”, explica Akira.
Para expandir a participação das marcas, a P.E. Jeans oferece incentivos aos representantes que ultrapassarem em maior quantidade a cota para a região por coleção. Os três representantes com maior volume de vendas no período dividem entre si bônus de R$ 100 mil. Segundo Akira, para que o prêmio seja entregue é necessário que todos os representantes tenham batido as metas individuais.
Além disso, a empresa faz pequenas campanhas com os lojistas que comercializam as marcas da P.E. Jeans. A loja ganha uma peça da coleção a cada determinada quantia vendida, que eles não revelam de quanto. Também são feitas ações regionais com contratação de espaços publicitários em outdoors nas cidades atendidas, eventos e revistas. Em novembro a P.E. deve iniciar etapa de treinamento de vendas e produtos para os funcionários das lojas multimarcas como forma de premiação.
*com reportagem de Priscila Franco
fotos: divulgação