Newcolor lança inverno 2010 com mudanças no plano da nova fábrica

Entre as alterações está a transferência da planta para Criciúma (SC), onde fica a sede da fabricante de etiquetas

Tag feito de batik por crianças africanas

Deve começar esta semana a terraplanagem no terreno de 21 mil metros quadrados que a Newcolor Etiquetas adquiriu em Criciúma (SC). Anunciado em agosto de 2008 com previsão de estar operacional em janeiro de 2010, o projeto da nova fábrica mudou bastante. A planta será erguida em Criciúma, onde fica a sede da Newcolor, e não mais em Içara (município vizinho). A negociação em torno do terreno adquirido foi concluída há cerca de um mês e envolveu a participação da prefeitura que doou parte da área.

 

A cidade também responderá pela terraplanagem do terreno, conta Rosa Maria do Canto, presidente da Newcolor, durante o lançamento da coleção do inverno 2010. Por parte da empresa, o investimento deverá atingir em torno de R$ 2 milhões, metade dos quais bancados com recursos próprios. A outra metade, diz Rosa, terá participação do Consórcio Rodobens, que assumiria o posto inicialmente negociado com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em projeto que foi avaliado, na ocasião, em R$ 3,5 milhões.

 

Com a reviravolta do projeto, dificilmente seria possível inaugurar a planta em janeiro 2010 como estava previsto, avalia Rosa. A data mais provável é janeiro de 2011. As mudanças são atribuídas a uma combinação de fatores, como a crise no mercado financeiro dos Estados Unidos, que contaminou a economia global a partir de setembro de 2008; a renovação propiciada pela eleição municipal, que facilitou a negociação; e o inverno rigoroso e prolongado que fez com que as confecções renovassem estoques.

 

Na avaliação de Rosa, o temor dos efeitos da crise fez o mercado brasileiro reduzir a demanda por etiquetas e tags. A previsão da empresa era encerrar 2009 com a média de 1,5 milhão de etiquetas por mês. Com o aquecimento das vendas a partir de junho, a empresária acredita que consiga atingir este ano a média mensal de 1 milhão de etiquetas. “Embora a produção não tenha atingido a meta esperada, a nossa lucratividade melhorou”, afirma Rosa.

 

Com as vendas evoluindo em ritmo mais lento que o esperado, a empresa passou um pente fino nas contas, com redução de custos fixos e desperdícios. “A lucratividade aumentou não porque tenhamos vendido mais caro ou reduzido margem, mas por causa da reestruturação dos custos”, garante a empresária, prevendo que o impulso maior das vendas será registrado em 2010, “o ano das confecções e da indústria têxtil no Brasil”.

 

Inverno 2010

 

A coleção para o inverno 2010 da Newcolor volta a tratar do fenômeno da cisão do mundo, só que desta vez buscou inspiração na teoria científica da Pangéia, quando a terra era um bloco único sem a divisão em continentes. O resultado dessa interpretação são 105 lançamentos distribuídos em seis coleções, além de outros quatro criados dentro da linha especial em homenagem à participação brasileira na Copa do Mundo, cujo torneio de 2010 começa em 1º de junho, na África do Sul.

 

Entre as linhas, a África Exclusiva ganha atenção especial pelo caráter social que assume, com a parceria entre a Newcolor e a Stichting Connect International, uma entidade holandesa que visa levar tecnologia para ajudar comunidades carentes ou em zonas de conflito armado, como muitas na África, a ter acesso à água potável a partir de soluções como técnicas de irrigação e construção de bombas manuais. Entre os voluntários dessa organização está Gian Borba, de Cocal do Sul (cidade vizinha à Criciúma), que intermedia a parceria, a partir da qual a fabricante brasileira encomendou 500 tags feitos com técnicas de batik por crianças africanas que vivem em campos para refugiados.

 

As cinco outras linhas são: Mãe Natureza, Extravagância, Glam Rock, Elegância Urbana e Deusas Guerreiras, que recorrem a materiais como couro metalizado, lã com stretch, mistura com fios de lurex, crochê, denim desfiado, estampas, algodão escovado, peles, cetim, vinil, brocados, veludo, pedrarias, ilhoses, seda e tachas.

 

Novidades programadas

 

Em novembro, a empresa lança o Pet Book, uma linha com tags e etiquetas para roupas produzidas para serem usadas por bichos de estimação, além de chaveiros, coleiras e brinquedos. Outra novidade reservada para o verão 2011 é uma linha a ser produzida exclusivamente com elementos brasileiros batizada de Copacabana, antecipa Rosa.

fotos: GBLjeans