Conheça as dicas de especialistas sobre os critérios
Reza a lenda que tudo pode ser vendido pela internet, desde que dentro da legalidade. Mas, assim como no mundo físico, o espaço virtual também pede apuro na vitrine e clareza nas regras de negócio. A equipe do GBLjeans reuniu para esta edição dicas de especialistas para conquistar consumidores que compram pela internet.
:. qualidade da loja: resolução das fotos (imprescindível para um site que vende roupa) e navegabilidade
:. fotos: devem ter boa resolução, mas não pesadas, caso contrário o consumidor desiste de olhar porque demora para carregar a foto. A tecnologia de imagem avançou e recursos de zoom para permitir expor detalhes das peças é medida recomendável. Lembre, a foto representa o contato inicial do consumidor com o produto, assim como as roupas expostas na vitrine
:. navegabilidade: tem que ser fácil e rápido de o consumidor encontrar as informações fundamentais que levem à compra. Seja claro e objetivo para mostrar os produtos à venda, as formas de pagamento, custo do frete (se tiver) e prazo de entrega
:. informações objetivas: na decisão do consumidor pesa mais ele saber que a calça “é de excelente qualidade” ou que é de algodão, poliéster, plástico ou couro? Lembre que o consumidor não pode tocar a peça, então, ele precisa de informações que descrevam o produto
:. tabela de medidas: como não existe padrão brasileiro de medidas, se quiser vender pela internet, monte sua própria tabela. Não use tabelas prontas. E assegure-se de ensinar ao consumidor como tirar as medidas do próprio corpo. Faça um passo-a-passo didático, pois, nem todos têm aptidão para modelista. Ao facilitar que o consumidor faça as escolhas corretas, a empresa evita devolução por erro de numeração.
:. canal direto com o consumidor: o Código do Consumidor manda deixar à vista as formas de contato com o site, seja por email, chat ou telefone. Use a obrigação legal a favor. Um consumidor em dúvida sobre medidas, por exemplo, pode ter que recorrer a um atendente para ajudá-lo. Ninguém espera resposta de email para saber se deve comprar calça tamanho 40 ou 42. Na maioria das vezes, o consumidor desiste.
:. frete grátis é sempre bem-vindo. Para conseguir essa incorporação, a empresa precisa saber quanto custa cada pedido. Se feitas as contas não for possível deixar de cobrar pelo frete, informe claramente o valor antes de o consumidor iniciar a transação. Também avalie qual o peso do frete em relação ao preço final do item mais barato da loja, para evitar que o preço do frete transforme o custo final do produto desvantajoso para o cliente . Nem sempre o consumidor vai comprar mais itens para compensar o valor do frete. A opção pode ser não comprar nada.
:. honre prazo de entrega, sem artifícios de estender o prazo ao máximo. Não há porque comprar pela internet e aguardar 15/20 dias para colocar as mãos na mercadoria