Os resultados obtidos pela pequena confecção de Cianorte (PR) viraram case apresentado, em julho, no 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae
Procurados há um ano pelo Sebrae do Paraná, os proprietários da confecção Ibela-Ro, de Cianorte (PR), receberam consultoria para promover alterações na produção que permitiram melhorar o nível de produtividade da empresa. O casal Osmar Paulino e Izabel Paulino, que dirigem juntos a empresa há 12 anos, aceitou participar do projeto ALI (Agentes Locais de Inovação). Os resultados obtidos pela empresa, que produz em torno de de 3,5 mil peças por mês, todas em jeans, renderam o convite para participar do 2º Encontro Nacional do ALI, realizado em julho, como exemplo de inovação.
Entre as mudanças propostas pela equipe que realizou o trabalho de consultoria, foram instalados painéis de controle do fluxo de trabalho na áreas de desenvolvimento e produção. Também o layout da fábrica foi reorganizado, de modo a aproximar as áreas de modelagem e pilotagem, facilitando o trabalho de Izabel e ganhando tempo. “A expectativa com esse trabalho era de nos reorganizar. Melhoramos muito, a empresa já é outra. Esperamos agora fechar o ano com tudo em ordem”, conta Izabel.
A empresa possui três marcas: a Ibela-Ro, a Diselline e a Oposto Jeans. Com um ano de existência, a caçula Diselline é vendida a multimarcas por meio de uma loja pronta-entrega localizada em um dos centros atacadistas de Cianorte. A Oposto é levada por representantes a lojas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo.
A empresa conta também como uma loja de varejo em Terra Boa, também no Paraná, onde vende a marca Ibela-Ro. Os planos incluem abrir até o final do mês a segunda loja de varejo da marca, desta vez, em Jussara. Ainda avalia a viabilidade de abrir o terceiro ponto de varejo, em Cianorte. Atualmente, a empresa emprega 17 pessoas, pois, terceiriza o serviço de costura e lavanderia.
fotos: divulgação