Segundo associação dos empresários, sem a previsão de reabertura do comércio em Goiânia, outros 15% negociam a entrega dos pontos.
Com 105 empreendimentos, entre shoppings e galerias que abrangem 16,8 mil pontos de venda, a Região da 44 perdeu 10% das lojas. Outros 15% estão negociando a entrega dos pontos, afirma a AER44, a associação empresarial da região. A entidade vem solicitando a reabertura do comércio local fechado para contenção da covid-19 no estado. Pelos cálculos da associação, o fechamento das lojas deixou em torno de 20 mil desempregados.
“Cada loja emprega diretamente de dez a quinze pessoas em suas confecções, fora os empregos indiretos oriundos de facções, lavanderias, malharias, aviamentos, calçadistas, dentre outros”, ressalta o comunicado da associação. Outros lojistas reduziram drasticamente o tamanho das equipes, diz, lembrando que a Região da 44 já começa a registrar o retorno dos ambulantes às ruas.
CRIAÇÃO DE SELO AMBIENTAL
De acordo com a AER44, os associados já definiram um protocolo de retomada. Entre as medidas está a criação do Selo Ambiental para identificar os empreendimentos que seguem o protocolo sanitário de combate à pandemia da covid-19. Outra iniciativa negociada foi suspender a visita de caravanas de compras vindas de outros estados até que as autoridades de saúde liberem, ainda que a medida afete os negócios. Conforme o presidente da entidade setorial, sem as caravanas, o fluxo de visitantes na região cairia 70%.
O conjunto de providências para a reabertura prevê que a limpeza e desinfecção diária das ruas e calçadas do polo comercial; uso obrigatório de máscaras por funcionários e lojistas; instalação de dispensadores de álcool em gel nos centros comerciais e de tapetes higienizadores nas portas de entrada.
PRECAUÇÕES DO MEGA MODA
Para seus dois empreendimentos na Região da 44, o Mega Moda adotou uma série de precauções sanitárias visando a reabertura. Entre as medidas implementadas, instalou nas portas de entradas o total de 77 metros de tapetes higienizadores (pedilúvio), que são abastecidos com produto desinfetante e bactericida, de modo a limpar as solas dos calçados. Assim, diminui a possibilidade de contaminação no interior do shopping, informa a empresa em comunicado ao mercado.
No total foram instalados 124 dispensers de álcool em gel, sendo 85 no Mega Moda Shopping e 39 no Mega Moda Park. Haverá, ainda, aferição da temperatura das pessoas que acessarem o shopping, com medidores específicos, acrescentou o grupo.