Região da 44 terá verba de R$10 milhões

Região da 44 terá verba de R$10 milhões

Recursos garantem primeira fase de reurbanização da região, prevista para estar pronta no segundo semestre.

Com o convênio assinado entre órgãos do governo de Goiás e da prefeitura de Goiânia, a AER44 (Associação Empresarial da Região da Rua 44) espera concluir as obras de reurbanização no segundo semestre. Para essa primeira etapa, a Região da 44 terá verba de R$10 milhões, oriunda de emenda parlamentar do senador por Goiás, Wilder Morais. As obras ficarão a cargo da Secretaria Estadual de Infraestrutura do Estado (Seinfra), que ainda precisa abrir licitação para execução do trabalho.

Os R$10 milhões liberados em março integram o projeto completo de reurbanização da AER44, estimado em R$50 milhões até a conclusão. Pelo convênio assinado, os recursos de agora serão aplicados na construção de seis pórticos de identificação nas entradas para o complexo que reúne shopping atacadistas e galerias. Também prevê a sinalização turística pela cidade, indicando a localização do polo de moda.

Região da 44 terá verba de R$10 milhões

A parte mais onerosa será a instalação de 30 câmeras para videomonitoramento de todo o quadrilátero da moda, que dependerá da implementação de uma rede de fibra óptica. Desse modo, as câmeras funcionarão integradas à central de monitoramento da Polícia Militar na cidade, explica Lauro Naves, presidente da AER44 . Será possível acompanhar os carros que circulam pela Região da Rua 44 e, nesse sentido, o videomonitoramento também terá fins de segurança pública, acrescenta o empresário.

ONLINE RESPONDERÁ POR 60% DAS VENDAS

De acordo com Naves, 15 milhões de turistas de compras passam pela Região da 44, além dos consumidores locais. Com o projeto maior, que poderá alcançar R$50 milhões, a intenção é implantar um sistema de ruas inteligentes, conta ele. Em 2023, o polo de moda de Goiânia movimentou R$14 bilhões, crescimento de 5% sobre 2022. Para 2024, a expectativa é manter esse volume ou crescer muito pouco, afirma Naves.

Ele destaca, no entanto, uma importante mudança nos canais de compras. Entre a pandemia e 2023, as vendas online cresceram muito rápido, a ponto de sustentar metade dos R$14 bilhões movimentados em 2023, que corresponderam a 280 milhões de peças vendidas. Já em 2024, a previsão é a venda online responder por 60% dos negócios. Naves explica que os compradores de revenda visitam a região em período entre 60 e 90 dias. Nesse meio tempo se abastecem comprando à distância, por WhastApp e Instagram, ou sites de comércio eletrônico.

NOVO PERFIL DE COMPRAS

Esse comportamento junto com o aumento das vendas de varejo influencia o perfil das lojas físicas. “Estamos orientando os nossos lojistas no sentido de que as lojas deles precisam oferecer uma experiência de compras. Tem que ser uma loja grande que acomode muitos canais de atendimento, vendendo para o atacado e também para o varejo presencial”, ressalta Naves. Ele comenta que desde o ano passado aumentou a frequência de consumidores da região metropolitana de Goiânia para fazer compras de varejo nas lojas da 44.

Outros passaram a comprar pelos canais digitais porque preferem não vir para a região. “Temos um serviço logístico por motoboy que permite a entrega na região metropolitana entre 30 minutos e uma hora, no máximo”, garante.

Essa mudança no perfil de compras na Região da 44 terá impacto no formato das lojas. Naves avalia que nos próximos cinco anos a tendência é diminuir o modelo de pequenos boxes que migraria para lojas maiores, com vitrine e provador, além de espaço de estoque para atender o ecommerce.

fotos: divulgação