Base e Individual trabalham com coleções que envolvem produtos variados, incluindo a linha de jeans
A junção entre planejamento, marketing e produto é a receita das marcas do Grupo Dudalina para o sucesso. Para atrair o consumidor, a empresa investe na imagem das marcas e sua publicidade, em ações de ponto-de-venda voltadas para clientes de diferentes regiões, no treinamento da equipe de vendas de lojas próprias e multimarcas.
O grupo Dudalina nasceu em 1957 e cresceu especializado na confecção de camisas masculinas, com a própria marca e prestando serviços de private label para grifes nacionais. As marcas Individual e Base foram criadas em 1988 e 1994, respectivamente, para oferecer um mix de produtos, que inclui camisas, jeans e camisetas, para o público masculino de diferentes estilos.
Lançada com influência adventure, a Base alterou o perfil para ganhar mais público há cerca de três anos. Hoje, a marca conta com os estilos esportivo, urbano e street, além do adventure, e é direcionada para homens de 18 a 50 anos. “A Base nasceu, originalmente, para suprir a necessidade do mercado pelo estilo adventure e, com o passar do tempo foi se adaptando a novas necessidades. Entre as marcas do grupo é a de perfil mais jovem”, define Edinho Vasquez, gestor de marketing do Grupo Dudalina.
A Individual segue o estilo casual, com opções de modelos menos informais. “São roupas casuais e elegantes, que possam ser usadas no trabalho, por exemplo. Já a marca Dudalina é voltada para o homem executivo, que precisa estar elegante e com roupas formais”, acrescenta Vasquez.
O desenvolvimento das coleções da Base e da Individual segue o roteiro tradicional das empresas brasileiras, que inclui viagens da equipe para cidades como Nova York, Milão, Paris e Londres. O gestor destaca que o objetivo da empresa com as pesquisas não é lançar moda ou tendências. É acompanhar o interesse do mercado, com perspectiva de bons resultados comerciais.
Vasquez avalia que as dificuldades principais em administrar uma marca masculina estão nas projeções que a empresa faz para o negócio. Para empresas com expectativa de trabalhar com grande volume de produção, linhas de produto que já sejam naturalmente aceitas pelo mercado são as mais indicadas, diz. “Tudo depende do foco da marca, do público e do planejamento. Se a empresa quer uma marca que lance moda no mercado e inicia seus trabalhos com um volume alto de produção, a probabilidade de conquistar grandes resultados é bem menor”, afirma o executivo.
Contabilizando cerca de 20% de crescimento ao ano, a empresa crê na fidelidade do cliente. “Criando uma carteira grande de clientes e garantindo a qualidade do produto é mais fácil fidelizar o cliente”, comenta o gestor. Atualmente, o grupo conta com seis lojas Dudalina Concept, que comercializam as coleções das três marcas do grupo: Base, Individual e Dudalina. Junto com isso, as marcas estão presentes em até 2,5 mil pontos-de-venda multimarcas por todo o Brasil.
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