Dono das marcas John John Denim, Le Lis Blanc, Bo.Bô, grupo aumenta a receita em 40%, mas, o lucro caiu devido às vendas do segundo trimestre
Até meados de agosto, quando anunciou o balanço do primeiro semestre de 2012, o grupo Restoque mais que dobrou o tamanho da rede lojas que administrava até o final do ano passado. Saiu de 73 lojas para 150 pontos, entre as marcas John John Denim, Le Lis Blanc, Bo.Bô e Noir, Le Lis. A conta não inclui os 12 quiosques abertos para vender a linha de maquiagem Le Lis Beauté, marca lançada este ano. Com essa expansão, a Le Lis Blanc passa a contar com 79 lojas; a Bo.Bô, com 39; a Noir, Le Lis, 16; a John John, 15; e a Le Lis Beauté, uma. Só entre julho e a primeira quinzena de agosto foram abertas nove lojas (cinco Noir e quatro John John) e dez quiosques da Le Lis Beauté.
O crescimento refletiu nas vendas. No primeiro semestre, a receita líquida do grupo alcançou R$ 302,5 milhões, que representam aumento de cerca de 40% sobre o mesmo período do ano passado. De abril a junho, as marcas do grupo também venderam mais que nos três primeiros meses do ano. Contudo, o prejuízo do segundo trimestre de R$ 12,843 milhões fez com que a empresa encerrasse o semestre com lucro líquido de R$ 865 mil, ante R$ 23,673 milhões registrados na primeira metade de 2011. O balanço no azul foi sustentado pelo lucro líquido de R$ 13,707 milhões registrado entre janeiro e março de 2012.
A expressiva queda dos lucros é debitada a alguns fatores de pressão. Primeiro, o atraso na inauguração do Shopping JK Iguatemi, na capital paulista, onde o Restoque abriu quatro lojas – uma de cada marca. Também afetou o atraso nas obras de reconstrução da sede e principal centro de distribuição em São Paulo, aponta o comunicado ao mercado. Entre as marcas, a mais afetada foi a Bo.Bô que realizou liquidação de inverno dentro do trimestre e com a postergação do seu lançamento de verão para o terceiro trimestre.